segunda-feira, 28 de março de 2016

Lição 1 - 2º Trimestre 2016 - A Instituição da Família - Jovens.

Lição 01

A INSTITUIÇÃO DA FAMÍLIA
2° Trimestre de 2016
topojovensINTRODUÇÃOI - UM PROJETO CHAMADO FAMÍLIA
II - EM QUE CONSISTE A FAMÍLIA
III - ENSINAMENTOS RECEBIDOS NA FAMÍLIA
CONCLUSÃO 
INTRODUÇÃO
O tema da revista do trimestre é muito empolgante, pois a família ocupa o centro das atenções em qualquer agrupamento humano. Aristóteles reconheceu isso no Século IV a.C., e arrazoou que o núcleo familiar, composto por um homem e uma mulher que se amam, constitui-se na "sociedade natural mais importante", (conforme citado no livro de apoio da lição "Eu e Minha Casa, Rio de Janeiro: CPAD: 2016, pp. 8,9). O pai da lógica formal apenas interpretou corretamente a realidade - capacidade que muitos filósofos, sociólogos e juristas atuais perderam - e fez isso a partir do projeto original de família estabelecido por Deus no Éden.
I- UM PROJETO CHAMADO FAMÍLIA
Caro professor, como se sabe Deus instituiu a família no Éden. Ele começou com a criação de Adão, mas passado algum tempo, Deus disse que havia algo em seu mundo maravilhoso que não era bom: o homem estava só (Gn 2.18). Ora, Adão tinha comunhão com Deus, desfrutava das delícias do jardim, comia seus frutos, realizava seu trabalho diário e, quiçá, até brincava com os animais, mas havia algo incompleto. O que mais ele poderia desejar?
Deus sabia que Adão precisava de “uma auxiliadora que lhe fosse idônea”. Por isso o Senhor criou a primeira mulher e apresentou-a ao homem como esposa, companheira e auxiliadora. Ela foi o presente especial de amor que Deus lhe deu (Gn 3.12). O modelo de Deus para o casamento não foi criado por Adão, mas por Deus, por isso transcende aos arranjos sociais inventados. Não importa o que os tribunais decretem ou a sociedade permita; quando se trata do casamento, Deus tem a primeira e a última palavra.
II- EM QUE CONSISTE A FAMÍLIA
A família, que sempre nasce a partir do casamento entre um homem e uma mulher, afigura tão importante que a Bíblia compara essa união ao relacionamento íntimo e amoroso entre Cristo e sua igreja (Ef 5.22,23). Paulo chamou isso de “grande mistério”.
Defluente dessa ilustração, pode-se evoluir para os três tópicos do item: o primeiro é que família é o ponto de intersecção entre o céu e a terra, pois é nela que Deus se manifesta ao longo da história e é por meio dela que o Senhor abençoa mundo. No livro de apoio à lição aborda-se como os descendentes de Adão se desincumbiram dessa tarefa, e também é relatado sobre a "maldição hereditária" de Caim. Interessante fazer essa análise para os alunos, principalmente levando em consideração o que diz 1Pe 1.18.19.
Também não se deve esquecer que na família há treinamento feito por Deus (II.2), a fim de os integrantes desenvolverem integralmente suas idiossincrasias, as quais devem agradar ao Senhor. A família é, portanto, o primeiro lugar onde o caráter de cada indivíduo é forjado. Como dizia um antigo teólogo: “é a escola do caráter”. Viver em família oportuniza o exercício da tolerância, da bondade, da humildade, da perseverança, e traz o amadurecimento necessário para o viver em sociedade. É somente na família que o ser humano pode ser completamente feliz (II.3).
III- ENSINAMENTOS RECEBIDOS NA FAMÍLIA
Como Deus é amoroso! Ele fala com os homens pela natureza (Sl 19.1-6), mas também aproveita o cotidiano das pessoas para tratar com elas. É exatamente aí onde entra, primordialmente, a família. Onde há vida não há estática, mas crescimento, e na família esse aumento qualitativo se consolida física, psicológica e emocionalmente (III.1). Outro item importante que a vida em família ensina é a solidariedade. Isso porque para viver, sempre, um precisa do outro, desde o nascimento. Essa regra, é verdade, como as demais, podem ser esquecidas pelas pessoas ao longo da estrada da existência, mas o Senhor criou o mecanismo na família para que ninguém ficasse sem o conhecimento. Afinal, Deus não tem o culpado por inocente. Por fim (III.3) a família é o primeiro lugar de adoração ao Senhor. Não é à toa que Deus determinou aos pais judeus que fizesse um "culto doméstico interminável" com seus filhos (Dt 11.18-21).
CONCLUSÃO
Tratar sobre o propósito de Deus ao instituir a família, o que ela significa e quais os ensinamentos que ela produz, apresenta-se como algo relevante, urgente, indispensável, e sempre contemporâneo, pois todos precisam entender que não importa onde se nasce, em qual lar se cresce e qual a situação econômica... Deus sempre está no controle. Ele aproveita todas as circunstâncias para moldar o homem, ainda que seja em um ambiente de tormenta e tempestade... (Na 1.3).

Lição 1 - 2º Trimestre 2016 - A Epístola aos Romanos - Adultos.

Lição 01

A Epístola aos Romanos
1° Trimestre de 2016
topomaravilh
INTRODUÇÃOI – AUTOR, LOCAL, DATA E DESTINATÁRIOS
II – FORMA LITERÁRIA, CONTEÚDO E PROPÓSITO
III – VALOR ESPIRITUAL
CONCLUSÃO

A mais famosa epístola do apóstolo Paulo foi escrita aproximadamente entre 57 e 58 d.C., com uma margem de erro de um ou dois anos, de acordo com o estudioso do Novo Testamento, D. A. Carson. O autor é Paulo, embora tenha sido Tércio quem escreveu a epístola, o amanuense do apóstolo (Rm 16.22). A carta foi destinada aos crentes, judeus e gentios, que constituíam a igreja em Roma (Rm 1.7,15). A maioria dos estudiosos concorda que havia pelo menos dois propósitos na epístola paulina: (1) missionário - O apóstolo se apresentaria à igreja para remover as suspeitas contra ele levantadas pelo partido judaico de Jerusalém a fi m de impedi-lo a chegar a Europa, na Espanha (2) Doutrinário - Expor os direitos e privilégios da salvação tanto dos judeus quanto dos gentios, pois, em Cristo, não haveria mais judeu nem grego, mas uma pessoa somente nascida de novo em Jesus Cristo (Rm 14.1-10). Por isso, o principal texto da Epístola aos Romanos é porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé” (1.17).
Caro professor, estude bons comentários do Novo Testamento. Associe o conhecimento adquirido a partir do seu estudo introdutório, e sob a perspectiva da visão do todo da carta de Paulo, com o auxílio da
A EPÍSTOLA DE ROMANOS ESTÁ ESTRUTURADA EM TRÊS GRANDES ÁREAS:
 Área 1: Argumentos da Justificação pela fé (1-8)  
Área 2: A relação de Israel com o Plano de salvação (9- 11)
Área 3: Questões práticas da vida cristã
(12-16)
1. Prefácio e Saudação (1.1-7);
2. Paulo deseja ver os romanos (1.8-15);
3. Assunto: a justiça pela fé (1-16-17);
4. A depravação dos gentios (1.18-32);
5.  Os judeus e a justiça de Deus (2.1-3.8);
6. A universalidade do pecado e o poder da graça de Deus (3.9-6.20);
7. Nova vida e as primícias do Espírito (7.1-8.39).
1. A tristeza de Paulo pela incredulidade de Israel (9.1-5).
2- A liberdade da graça (9.6-33).
3- A rejeição dos judeus à justiça de Deus cap.10;
4. O futuro de Israel (11.1-32)
5- Hino de adoração (11.32-36)

1. Consagração, amor e fervor no
uso dos dons (12.1-21.
2- Submissão à autoridade (13.1-7).
3 - O amor ao próximo, vigilância e pureza (13.8-14).
4- Tolerância, liberdade e amor (cap.14);
5- O exemplo de Cristo (15.1-13).
6-O apostolado, o propósito e as recomendações de Paulo (15.14-16. 27). 
 Fonte: Revista Ensinador Cristão, Ano 17 - nº 66 – abr/mai/jun de 2016. 

sexta-feira, 25 de março de 2016

Lição 13 - 1º Trimestre 2016 - O Jovem e a Lei do Amor - Jovens.

Lição 13

O JOVEM E A LEI DO AMOR (13.8-10)
1° Trimestre de 2016
CAPA-LBJP-1TRI-2016INTRODUÇÃOI – NÃO DEVA NADA A NINGUÉM (Rm 13.8)
II – A ÚNICA DÍVIDA RECOMENDADA É O AMOR (Rm 13.8b)
CONCLUSÃO 
Objetivos:
Após esta aula, o aluno deverá estar apto:
Equilibrar seu planejamento econômico-financeiro para evitar a contração de dívidas;
Conscientizar-se da necessidade de exercitar o amor incondicional, da mesma forma que é amado por Deus;
Explicar o ensino do cumprimento da lei por meio do amor;
Aplicar o conteúdo aprendido à sua vida pessoal.
INTRODUÇÃO
Jesus demonstrou pelo seu exemplo de vida que a lei somente poderia ser cumprida por meio do amor. O conteúdo do famoso Sermão do Monte de Jesus (Mt 5-7) demonstra que toda a lei se resume na regra áurea: “amarás a teu próximo como a ti mesmo”.  Nesta lição vamos refletir sobre:
o problema da dívida e sua relação com a lei do amor;
a dívida do amor com base no exemplo de jesus; e  o cumprimento da lei por meio do amor.
I – JOVEM, NÃO DEVA NADA A NINGUÉM (RM 13.8A)!
A dívida no Antigo Testamento (AT). 
Economia agrícola. A lei protegia os judeus endividados (Ex 22.25; Dt 23.19; Lv 25.35) – aos estrangeiros era permitida a cobrança de juros (Dt 15.1-8; 23.20). Para tomada de empréstimos eram exigidas garantias:  um objeto pessoal (Dt 24.10; Jó 24.3); hipoteca de uma propriedade (Ne 5),  fiança de um financiador (Pv 6.1-5).  Em não havendo garantia e não sendo pago a dívida, o devedor era vendido com escravo (Ex 22.3; 2 Rs 4.1; Am 2.6; 8.6).
Ano do jubileu (Dt 15.1-15).
A dívida no Novo Testamento (NT)
No AT o empréstimo tinha mais um caráter de filantropia. Todavia, pouco antes do NT, no período judaístico com Hillel, começaram as mudanças. Na época do NT, a falta de pagamento passou a ser punida por meio de prisão (Mt 18.23-35; Lc 12.57-59). Jesus aconselhou atitudes amigáveis e hospitaleiras, o bom senso, para busca de solução dos problemas de dívidas, em vez de coerção legal (Mt 5.25-26). Relação devedor e credor (dívidas) e a semelhança com a justificação pela fé (Rm 6.18-22; 1 Co 6.20; 7.23; Tt 2.14)
O jovem cristão e a dívida
Paulo recomenda não contrair dívidas (Rm 13.8a). Apesar da diferença de contextos, nos dias atuais a as consequências são similares: muitas pessoas tem prejudicado sua vida pessoal, conjugal, bem como a vida espiritual pelo descuido nesta área. O consumismo é incentivado diariamente na mídia e muitas pessoas são influenciadas pelo marketing.
TER vs. SER.
Cartão de crédito Vs. Compras sem avaliação das consequências (efeito bola de neve). Matthew Henry ao comentar sobre Rm 13.8 argumenta: “Os cristãos devem evitar os gastos inúteis e ter o cuidado de não contrair dívida que não podem pagar. Também devem se afastar de toda a especulação aventureira e dos compromissos precipitados, e de tudo o que possa expô-los ao perigo de não dar a cada um o que é devido. Não devais nada a ninguém. Dai a cada um o que lhe for devido. Não gasteis convosco aquilo que deveis ao próximo. Contudo, muitos dos que são muitos sensíveis aos problemas pensam pouco sobre o pecado de endividar-se” (HENRY, 2002, P. 943).
II – JOVEM, A ÚNICA DÍVIDA RECOMENDADA É O AMOR (RM 13.8B)
Jesus, o maior exemplo da lei do amor.  
A humanidade tem uma dívida impagável. Os pessoas justificadas pela fé no sacrifício de Cristo (motivado por amor - Rm 5.8), gratuitamente, é liberta da dívida (Mt 6.12; Rm 4; Rm 6.23). O ser humano ingrato e pecador teve Jesus como fiador de sua dívida, conforme Hb 7.22 “de tanto melhor concerto Jesus foi feito fiador”. A lei e a carne exige servidão (Rm 8.12). Quem está livre desta servidão deve ser grato por meio da obediência voluntária (Mt 18.27; Lc 7.41-42). 
Jesus é o maior exemplo de obediência voluntária.
Jovem, quem é servido deve amor a quem serve.  Paulo foi servido pelos judeu-cristãos de Jerusalém, a quem ele era grato e retorna com donativos para socorrê-los (Rm 15.26-27).  O apóstolo não se sentia devedor a todas as pessoas, conhecidas ou desconhecidas, independente da origem: “Eu sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes” (Rm 1.14). Exemplo a ser seguido: retribuir a Deus por meio do serviço ao próximo para que alcancem os mesmos privilégios, a salvação e a vida eterna com Deus.
Jovem, o perdão de Deus é uma dívida de amor ao próximo
O uso metafórico do pecado como dívida era uma prática comum tanto no AT como no NT, inclusive de Jesus, com intuito de: enfatizar a grandiosidade da graça de Deus (Lc 7.41-42), bem como o dever de quem foi perdoado por Deus (verticalmente) também perdoar quem o ofendeu (horizontal).  O perdão ao próximo (na horizontal), após a justificação, é colocado como uma condicional para o perdão das dívidas na vertical (Mt 6.12; Mt 18.21-27). Infelizmente, algumas pessoas estão despercebidas com a responsabilidade do Pai Nosso: “Perdoais nossas ofensas assim como...” (Mt 6.12).
III – JOVEM, O CUMPRIMENTO DA LEI É O AMOR (RM 13.8C-10)
Quem ama como Jesus amou cumpri a lei  (v. 8c) A mensagem amor incondicional de Jesus é reforçada pelo apóstolo Paulo. Do amor dependem toda a lei e os profetas (Mt 22.40, Gl 5.14).  Jesus ensinou qual abrangência do amor ao próximo com a parábola do bom samaritano (Lc 10.27-37). O conceito que os judeus tinha de “próximo” (Lv 19.18,34; Mt 5.43) os conduziam na busca do atendimento do aspecto externo e jurídico da lei. Quem ama o próximo cumpri a lei em sua plenitude (Rm 13.8c-10). O resumo dos mandamentos é “amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (v. 9)  Questionado sobre qual seria o maior ou principal dos mandamentos, Jesus apresenta dois:  o primeiro relacionado ao amor à Deus; e o segundo ao próximo (Mt 7.36-40; Mc 12.28-34).  Jesus usa a mesma fonte para harmonizar o AT (Lv 19.18) e o NT (Mt 5.17-48).  Paulo, em Rm 13.9, demonstra que teve acesso ao conteúdo do Sermão do Monte (quem ama não tira o que é do outro ou o prejudica de alguma forma).  Judeus (lei acima do amor) Vs Jesus (o amor está acima das tradições, lei e costumes).
Quem ama não deseja o mal a outra pessoa  (v. 10)
Os cristãos em Roma receberam a esperança de uma nova realidade permeada pelo amor divino impregnado nas pessoas, diferente da antiga fé imprecatória que buscava a morte dos inimigos.  Matthew Henry (2002, p. 943) afirma que: “não somente devemos evitar o dano às pessoas, aos relacionamentos, à propriedade e ao caráter dos seres humanos, mas também não devemos fazer nenhuma classe nem grau de mal a ninguém, e devemos nos ocupar em ser úteis em cada situação da vida”.
Quem ama não deseja o mal a outra pessoa (v. 10)
A dívida contraída pelo amor é uma dívida que nunca poderá ser liquidada, portanto a ação de amar e fazer o bem para as pessoas nunca poderá cessar.  A prática do amor uni as pessoas na mesma esperança de construir um mundo mais justo, cada vez melhor para se viver.  Esta é a verdadeira religião (o que religa com Deus) defendida por Cristo, a do amor, que não deseja o mal para o próximo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Nesta lição nos aprendemos que:
o jovem cristão deve ter um cuidado especial com sua vida econômica e financeira, evitando contrair dívidas. A única dívida recomendada por Paulo é a dívida do amor, contraída por todas as pessoas que foram justificadas mediante a fé em Cristo, pois o amor de Deus nos constrange a amar o próximo.  O verdadeiro cristão deve retribuir o perdão recebido de Deus, amando o próximo como a si mesmo, assim cumprirá toda a lei, pela lei do amor.

Lição 12 - 1º Trimestre 2016 - O Jovem e o Estado - Jovens.

Lição 12

O JOVEM E O ESTADO (13.1-7)
1° Trimestre de 2016 
CAPA-LBJP-1TRI-2016INTRODUÇÃOI – AS AUTORIDADES SÃO ESTABELECIDAS POR DEUS (Rm 13.1,2)
II – AS AUTORIDADES DO ESTADO ESTÃO A SERVIÇO DE DEUS (Rm 13.3-5)
III – O JOVEM CRISTÃO DEVE SE SUBMETER ÀS AUTORIDADES (Rm 13.6,7)
CONCLUSÃO 
Objetivos:
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
1. Reconhecer que o conhecimento natural e racional de Deus não é suficiente para salvação.
2. Conscientizar-se de que a idolatria (desprezo pela glória de Deus) induz o ser humano à perversão.
3. Reconhecer que somente o conhecimento experiencial de Deus liberta da ira de Deus.
4. Aplicar o conteúdo aprendido à sua vida pessoal.
4. Aplicar o conteúdo aprendido à sua vida pessoal.
INTRODUÇÃO
O apóstolo Paulo, em Rm 13.1-7, recomenda à igreja de Roma certo cuidado no relacionamento com as autoridades. Paulo defende a boa relação com as autoridades do Estado para que a igreja pudesse manter sua paz e liberdade para o cotidiano como para pregar o evangelho. Nesta lição vamos refletir sobre:  o estabelecimento de todas as autoridades por Deus;  as autoridades como ministros a serviço de Deus; e  a submissão às autoridades pelo jovem cristão.

I – AS AUTORIDADES DO ESTADO SÃO ESTABELECIDAS POR DEUS (RM 13.1-2)
A relação da igreja de Roma com o Estado
Quando Paulo escreveu a Carta aos Romanos havia relativa paz entre o Estado e a igreja, entretanto... Nero (54-68) - por todo o império sugiram rebeliões contra o imperialismo romano, que eram sufocadas pelas legiões romanas. Em 49 foram deflagradas algumas insurreições como a dos judeus de Alexandria, que influenciou no decreto do Imperador Claudio em 49 d. C., que expulsou os judeus de Roma, incluindo Priscila e Áquila. A principal questão das revoltas eram os impostos e tributos impostos pelo império.  Preservação da liberdade p/ pregação do evangelho. 
Todas as autoridades são constituídas por Deus (v.1)
A tradição do AT apresentava o poder como propriedade exclusiva de Deus (Sl 62) e a autoridade política como instrumento divino tanto para proteção como para o castigo (Jr 27; Is 10.5-6; Is 41.1-7; 44.28).  Paulo afirma que todas as autoridades estão debaixo da ordem divina e foram constituídas por Deus, por isso devem ser respeitadas. No entanto, a afirmação de Paulo não significa uma obediência absoluta, pois iria contra os princípios éticos cristãos e sua própria afirmação em Rm 1.18. No entanto, Paulo tinha como autoridade maior a Palavra de Deus.
A insubmissão às autoridades traz condenação (v. 2)
Paulo age com prudência, procurando evitar um mal pior, como ocorreu com a perseguição de Nero em 64 d. C. A religião judaica estava legalmente registrada entre as permitidas. Algumas práticas e rituais judaicos estavam garantidos por lei, como a dieta alimentar, a lei do sábado, proibição de imagens de escultura, pena de morte para quem violasse os átrios internos do templo de Jerusalém. Todavia, quando foram insubmissos às autoridades romanas, os judeus foram massacradas. Paulo não queria isso para a igreja.
II – AS AUTORIDADES DO ESTADO ESTÃO A SERVIÇO DE DEUS (RM 12.3-5)
As autoridades são constituídas para proteger os bons cidadãos (v. 3)
Paulo recorre a tradição do AT (Pv 8.15-16 e Is 11.1-9) - constituição das autoridades por Deus para o exercício da justiça e manutenção da ordem na sociedade. Na época da escrita da carta, a igreja era vista como uma ramificação do judaísmo, uma religião permitida. Devido a esta confusão, o cristianismo não era incomodado. Desse modo, sendo uma religião “legalizada”, todo cuidado seria importante para manutenção dessa prerrogativa e liberdade.
As autoridades são constituídas para punir os maus cidadãos (v. 4)
“faze o bem e terás louvor dela” – se os cristãos não se envolvessem em nenhum delito não seriam incomodados pelos magistrados e vistos como bons cidadãos, que mereciam ser protegidos. Uma vida sossegada, conforme o conselho de 1 Tm 2.1-2: “... para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade”. No entanto, as pessoas de fora da igreja, ainda dominadas pelo pecado, tinham a tendência de descumprir as leis de ordem estabelecidas pelos magistrados, portanto passíveis de punição.
A submissão não deveria ser por medo do castigo, mas pela boa consciência (v.5).
O cristão verdadeiro não serve a Deus por ter medo de punições humanas ou de ir para o inferno, mas pelo amor e gratidão pela graça (salvação). A recomendação paulina era uma submissão com foco em Deus e não somente na lei humana. O cristão deve ter uma consciência: pura e honrada (2 Tm 1.5; At 24.6; Hb 13.7; 1 Pe.16); não fraca (1 Co 8.7,12); boa (não má) (Hb 10.22; Tt 1,15); não cauterizada (1 Tm 4.12). Agindo assim, viverá em paz com Deus e com as autoridades constituídas. 
III – O JOVEM CRISTÃO DEVE SE SUBMETER ÀS AUTORIDADES (RM 13.6-7)
Os jovens cristãos devem pagar os impostos e tributos (V. 6)
Necessidade de arrecadação para manutenção da ordem, infraestrutura e outros recursos necessários para sustentabilidade da sociedade. Alguns grupos judaicos, tantos os menos radicais (fariseus) como os mais radicais e revolucionários (zelotes) consideravam uma afronta para a religião o pagamento de impostos ao um poder estrangeiro. Não parecia ser preocupação para Jesus (Mt 22.21; 17.25-27; Lc 20.20-25), nem para Paulo que justifica o pgto para manutenção da ordem e proteção dos bons cidadãos (cristãos) pelos “ministros de Deus”. E hoje, até que ponto se deve manter a passividade?
Os crentes devem pagar a todos o que é devido (v.7)
Provavelmente, práticas de alguns membros da comunidade preocupava Paulo. Temor e a honra. Nos escritos atribuídos a Paulo quando se refere a: Honra, a palavra grega usada é tíme (respeito, estima e consideração) e é sempre atribuída a pessoas. Temor, a palavra grega usada é fobos, atribuída a Deus e a Jesus (Rm 3.18; 8.15; 2 Co 5.11; 7.1; Ef 5.21).
Devemos respeitar as pessoas, mas temer a Deus, a fonte de toda autoridade.
Alguns líderes abusam deste versículo para cobrar honra para si, que Deus os julgue. A igreja e o Estado no século XXI. No Brasil, atualmente, a maneira de Deus estabelecer as autoridades para os cargos executivos e legislativos é por meio do voto de cada cidadão. A responsabilidade pelo pagamento de impostos e tributos continua nos dias atuais.Todavia, diferente da época de Paulo, os cristãos têm direito e o dever de acompanharem a gestão pública, bem como eclesiástica, cobrando transparência.
Nas últimas décadas, os brasileiros têm presenciado as mais variadas manifestações e protestos por meio dos mais diversos grupos. Cuidado e bom senso são necessários ao cristão.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Nesta lição nos aprendemos que: todas as autoridades são constituídas por Deus e que a insubmissão a elas traz incômodo, pois elas foram estabelecidas para proteger os bons cidadãos e punir os maus. As autoridades devem ser obedecidas, porém não de forma absoluta, pois o parâmetro da obediência são os princípios bíblicos, que devem ser observados.  Paulo recomenda a boa relação entre a igreja e o Estado, visando a manutenção da liberdade pessoal e religiosa dos cristãos.
REFERÊNCIAS
BALL, Charles Fergunson. A vida e os tempos do apóstolo Paulo. Rio de Janeiro: CPAD, 1998.
BARTH, Karl. Carta aos Romanos: Tradução e comentários Lindolfo K. Anders. São Paulo: Novo Século, 2003.
BRUCE, F.F. Romanos: introdução e comentário. São Paulo: Editora Vida Nova, 2004.
CABRAL, Elienai. Mordomia Cristã: aprenda como servir melhor a Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
CABRAL, Elienai. Romanos: o evangelho da justiça de Deus. 7a edição. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
CALVINO, João. Romanos. 2a Edição. São Paulo: Edições Parakletos, 2001.

Lição 12 - 1º Trimestre 2016 - Novos Céus e Nova Terra - Adultos.

Lição 12

Novos Céus e nova Terra
1° Trimestre de 2016
Capa-LBAP-1T16
INTRODUÇÃOI – TODAS AS COISAS SERÃO RENOVADAS
II – NOVOS CÉUS E NOVA TERRA
III – NOVA JERUSALÉM
CONCLUSÃO
Tudo novo! A Criação e o Ser Humano que precisam ser restaurados por Deus, aguardam ansiosamente a renovação de todas as coisas. Muitos não acreditam ser possível, um dia, o ser humano achar o verdadeiro significado da vida. Quando ele vir o seu Senhor chegando, em Glória, seja para ser justificado ou condenado, o homem saberá que um novo tempo se instalará na humanidade. E o estado de graça, de amor, de justiça e de verdade será instaurado para todo sempre, de eternidade em eternidade.
A cada ano que passa, o meio ambiente é atingindo pela poluição da sociedade. As florestas são devastadas, o ar que respiramos ainda mais poluído. A violência cresce nas cidades. Na região geográfica onde você mora pelo menos alguém que você conheça já foi assaltado ou agredido ou até mesmo assassinado. O mundo em que vivemos não é seguro. Corremos riscos se andarmos sozinhos em lugares desertos. O advento do Pecado fez a Terra ficar doente e devastada pela ambição humana. Um descontrole total do clima, das cidades, da vida social das pessoas.
Angústias, solidão, medo, ansiedade e tristeza são companheiras inseparáveis dos seres humanos. Além de lutar para sobreviver diariamente, as pessoas têm de enfrentar a própria natureza dilacerada pelas muitas decepções. O ser humano e o meio ambiente estão em crises. O texto bíblico de Romanos 8.19-23 afirma que a Criação sofre e está gemendo como quem tem dores de parto, debaixo de uma ganância insana do ser humano: “Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora” (v.22). Mas não só o meio ambiente; nós também sofremos a todo o momento o resultado das nossas escolhas equivocadas: “mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo ” (v.23). Em meio a este sofrimento, descontrole e escravidão do pecado, a Bíblia faz brotar uma promessa de Novo Céus e Nova Terra.
A Sagrada Escritura diz que somos peregrinos neste mundo, pois a nossa casa é celestial. Mas um dia o que é celestial tornará uma realidade aqui na Terra. Novos Céus e nova Terra aparecerão. No dia em que os filhos de Deus se manifestar com Cristo, a Terra será sarada, o ser humano, plenamente regenerado. Então, viveremos para sempre, de eternidade em eternidade, com o Senhor Criador dos Céus e da Terra.
Fonte: Revista Ensinador Cristão, ano 17 - nº 65 – Janeiro/Fevereiro/Março de 2016. 

Lição 13 - 1º Trimestre 2016 - O Destino Final dos Mortos - Adultos.

Lição 13

O destino final dos Mortos
1° Trimestre de 2016
Capa-LBAP-1T16
INTRODUÇÃOI – O ESTADO INTERMEDIÁRIO
II – A SITUAÇÃO DOS MORTOS
III – O DESTINO FINAL DOS MORTOS
CONCLUSÃO
A vida após a morte dá margem para muitas especulações. Na religião, essas especulações chegaram a graus absurdos. Para se ter ideia das especulações que proliferaram ao longo da história da humanidade, dê uma olhada na tabela abaixo, sugiro que o prezado professor a reproduza para introduzir o assunto, o Estado Intermediário, no primeiro tópico: 
                        Purgatório
Uma doutrina católica que afirma que mesmo os mais fiéis passarão por um processo de purificação antes de tornarem-se aptos para entrar na presença de Deus.
Reencarnação /
Espiritismo
Ensina que é possível comunicar-se com espírito de pessoas falecidas por intermédio de um médium.
                    Sono da alma
É a crença de que a alma permanece em um estado inconsciente até a ressurreição. 
Após apresentar essas teorias, exponha o que a Bíblia diz sobre o estado chamado de “intermediário”, conforme está na lição: situação após a morte, que não significa um estado de purificação, ou retorno “eterno” ou de uma inconsciência sem fim. A Palavra de Deus diz que quando nos encontrarmos com o Senhor estaremos imediatamente com o Ele num estado de descanso (Ap 14.13), de serviço (Ap 7.15) e de santidade (Ap 7.14).
O Estado Eterno.
As Escrituras mostram com clareza que na morte não termina a vida; se inicia outra. Há uma crise humana em lidar com a morte e a finitude da vida. Inconscientemente, o ser humano tem a “consciência” da eternidade. Portanto, ouçamos a pergunta de Jesus, na parábola do rico insensato, e meditemos: “Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros e não é rico para com Deus” (Lc 12.20,21; cf. 12.13-21).
O Destino dos ímpios
São os perversos em natureza, sem amor no coração, que vivem a vida com o objetivo de fazer o mal e a perversidade para o outro, para a tristeza eterna, ouvirão do Senhor: “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mt 25.41; cf. 25.42-46; Dn 12.2; Ap 20.12; 21.8; 22.15). 
O Destino dos Justos
Mas aqueles que pela fé foram alcançados pela graça de Deus, deram lugar a uma nova natureza, com o amor no coração, vivendo com o objetivo de fazer o bem para o outro, ouvirão do Senhor: “Vinde, benditos do meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mt 25.34; cf. 25.35-40; Dn 12.2; Ap 21.5-7; 22.12-14)
Fonte: Revista Ensinador Cristão, ano 17 - nº 65 – Janeiro/Fevereiro/Março de 2016. 

sexta-feira, 11 de março de 2016

Lição 11 - 1º Trimestre 2016 - O Jovem e a Comunidade - Jovens.

Lição 11

O JOVEM E A COMUNIDADE (12.3-21)
1° Trimestre de 2016 
CAPA-LBJP-1TRI-2016INTRODUÇÃOI – UM SÓ CORPO (Rm 12.3-8)
II – OS MEMBROS DA COMUNIDADE
(vv. 9-16)

CONCLUSÃO 
Objetivos:
1. Reconhecer que o conhecimento natural e racional de Deus não é suficiente para salvação.
2. Conscientizar-se de que a idolatria (desprezo pela glória de Deus) induz o ser humano à perversão.
3. Reconhecer que somente o conhecimento experiencial de Deus liberta da ira de Deus.
4. Aplicar o conteúdo aprendido à sua vida pessoal.
INTRODUÇÃO
A diversidade de dons é um grande tesouro para qualquer comunidade, desde que o dom não seja considerado um fim em si mesmo. Os dons são dados gratuitamente por Deus, para serem compartilhados e trazem mais benefícios quando se complementam entre si (sinergia).  Nesta lição vamos refletir sobre: a formação da comunidade em um só corpo; o compartilhamento de sofrimento e alegria em comunidade; e a necessidade de uma atitude pacífica, tolerante e benevolente na comunidade cristã.
I – A COMUNIDADE DE CRISTO É FORMADA POR UM SÓ CORPO (RM 12.3-8)
Jovem, saiba respeitar os limites nos relacionamentos sociais (v.3).
Paulo exercia seu ministério priorizando a servidão e humildade. Seu exemplo constrangia seus destinatários a receber seus ensinamentos.  Ele adverte os crentes romanos a não ir além do que a capacidade e a vocação dada por Deus. Provavelmente, entre a comunidade havia pessoas que ultrapassavam seus limites no relacionamento interpessoal, visando a autopromoção. Esta é uma característica mais comum entre os jovens, às vezes, movidos pela ansiedade, mas não exclusiva. 
Jovem, valorize e use o seu dom para benefício da coletividade (v. 4-5).
A comunidade é um corpo social, em que Deus imprime sua marca especial, a diversidade. Paulo para ilustrar utiliza a figura do corpo humano. Com mais detalhes 1 Co 12.12-27.  Membros fracos/fortes funcionando como engrenagens interdependentes, harmoniosamente. Neste conjunto, se uma das engrenagens não fizer seu papel ou avançar em seus limites prejudica o resultado como um todo. Na igreja o funcionamento é idêntico, os membros recebem os mais diversos dons de Deus, que devem ser utilizados para o benefício da coletividade.
Jovem, a sinergia traz mais benefício (v. 6-8).
O apóstolo começa a relacionar a diversidade de dons na igreja. O primeiro dom citado é o da profecia, que deve ser segundo a medida da fé, sem excesso (usar o nome de Deus para se fazer ouvir). Na sequência aborda sobre o ministro, o educador, o conselheiro, assistência social, o administrador e a assistência aos doentes, idosos, deficientes, entre outros. Se cada pessoa exercer com afinco a função pela qual foi chamada por Deus, em sinergia, será uma bênção indescritível para igreja.
II – OS MEMBROS DA COMUNIDADE CRISTÃ DEVE SOFRE E SE ALEGRAR MUTUAMENTE (V. 9-16)
A comunidade cristã se constitui por meio do Amor fraterno (v. 9-13)
Paulo adverte que o amor não pode ser hipócrita, mas fraternal, honrando uns aos outros. Será que havia hipocrisia entre os crentes romanos? E em nossa igreja? Não podemos perder o caminho do céu por caprichos pessoais. A igreja passava por várias dificuldades, mas as provocadas internamente eram mais difíceis de superar. Paulo sabia que a prática do amor fraterno era o caminho da vitória para a comunidade romana, como também o é para a Igreja de todos os tempos. 
Jovem, participe dos sofrimentos e das alegrias uns dos outros (v. 15)
O apóstolo procura atacar dois sentimentos reprováveis, respectivamente, a inveja e a desumanidade. A quem diga que alegrar com os que se alegram é mais difícil do que chorar com os que choram (inveja), principalmente se for um “concorrente”. Por outro lado, tem pessoas que não se dedicam a dar um ombro amigo quando uma pessoa está passando por situação de calamidade.  A atenção demasiada às preocupações da vida têm deixado alguns cristãos desumanos em relação ao sofrimento alheio.
Jovem, não sejais sábios a vossos próprios olhos (v. 16)
Na nova aliança, o orgulho humano não tem espaço, pois o que prevalece é o exemplo da graça de Deus e não as obras humanas (Fp 2.2; Rm 3.27).  Paulo recomenda não se considerar superior aos demais, mas ao contrário, priorizar as coisas humildes.  Para a comunidade cristã em Roma essa recomendação era expressiva, pois entre os membros havia pessoas desde altos oficiais a escravos. Nada mais danoso a um objetivo de unidade e coletividade do que o sentimento de superioridade entre os membros.
III – A VIDA EM COMUNIDADE EXIGE CONDUTA PACÍFICA, TOLERANTE E BENEVOLENTE (RM 12.14,17-21)
Jovem, a ninguém pagueis mal por mal (v. 14,17-18).
As palavras de Jesus em Mt 5.44 são repetidas por Paulo: “bendizei os que vos maldizem”.  Será que alguém, além de Jesus, já conseguiu cumprir integralmente esta recomendação?  Impacto positivo (cristianismo genuíno): fazer o bem para quem lhe fez mal.  Impacto negativo: fazer mal a quém que lhe fez o bem?  “Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens” (Rm 12.18). Jovem, os que se vingam são vencidos pelo seu sentimento (v. 19)  Paulo afirma que a vingança pertence a Deus e que não devemos vingar a nos mesmos (v.19; Dt 32.35). Outra recomendação difícil e semelhante a anterior - de disputa acirrada por cargos, posição ou privilégios.  
A recomendação bíblica é “não deis lugar ao diabo” (EF 4.27).
“[...] mas dai lugar a ira (v. 19), que no contexto significa entregar-se pacientemente e suportar a ira de quem cometeu o erro e aguardar o socorro divino. Se tomar a vingança para si não deixará lugar ao socorro divino.
Jovem, vença o mal com o bem (v. 20-21)
Um citação de Pv 25.21 “se o que te aborrece tiver fome, dá-lhe pão para comer; e, se tiver sede, dá-lhe água para beber”. A orientação é para tratar o inimigo (aquele que nutre inimizade por você) com bondade, pois isso poderá envergonhá-lo a ponto de se arrepender do que fez e buscar a reconciliação. Infelizmente, dependendo do grau da maldade humana, nem sempre, este vai ser o resultado. Mas independente disso, Não se deixe vencer pelo mal, mas vença-o com o bem!
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Nesta lição nos aprendemos que: as pessoas devem respeitar os limites nos relacionamentos interpessoais, fazer uso do dom recebido em benefício da coletividade porque unidos os resultados são mais positivos. a comunidade de Cristo deve ser regida pelo amor fraterno, saber se alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram.
não se deve retribuir o mal por mal, pois a vingança pertence a Deus e o mal se vence com o bem
REFERÊNCIAS
BALL, Charles Fergunson. A vida e os tempos do apóstolo Paulo. Rio de Janeiro: CPAD, 1998.
BARTH, Karl. Carta aos Romanos: Tradução e comentários Lindolfo K. Anders. São Paulo: Novo Século, 2003.
BRUCE, F.F. Romanos: introdução e comentário. São Paulo: Editora Vida Nova, 2004.
CABRAL, Elienai. Mordomia Cristã: aprenda como servir melhor a Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
CABRAL, Elienai. Romanos: o evangelho da justiça de Deus. 7a edição. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
CALVINO, João. Romanos. 2a Edição. São Paulo: Edições Parakletos, 2001.
GABY, Wagner Tadeu dos Santos. As doenças do Século. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.
GILBERTO, Antônio. O fruto do Espírito: a plenitude de Cristo na vida do crente. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.
HENRY, Matthew. Comentário Bíblico de Matthew Henry. Tradução: Degmar Ribas Júnior. Rio de Janeiro: CPAD, 2002 JEREMIAS, Joaquim. A mensagem central do Novo Testamento. São Paulo: Editora Academia Cristã, 2005
KASEMANN, Ernest. Perspectivas paulinas. 2a edição. São Paulo: Teológica, 2003.
KÜMMEL, Werner Georg. Sintese teológica do Novo Testamento. São Paulo: Teológica, 2003.
LOHSE, E. Contexto e Ambiente do Novo Testamento. 2ª ed. São Paulo: Paulinas, 2004.
LUTERO, Martin. Comentarios de Martin Lutero: Romanos. Volumen I. Traducción de Erich Sexauer. Barcelona: Editorial Clie, 1998.
MACARTHUR JR., John et all. Justificação pela fé somente: a marca da vitalidade esperitual da igreja. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2005.
MOODY. Comentário bíblico Moody: Romanos à Apocalipse. V. 5. São Paulo: Editora Batista Regular, 2001.
MURRAY, John. Romanos: comentário bíblico fiel. São Paulo: Editora Fiel, 2003.
POHL, Adolf. Carta aos romanos. Curitiba: Editora Evangélica Esperança, 1999.
REGA, Lourenço Stelio e BERGMANN, Johannes. Noções do Grego Bíblico: gramática fundamental. São Paulo: Editora Vida Nova, 2004.
RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Tradução de Degmar Ribas Júnior. Rio de Janeiro: CPAD, 2014.
RICHARDS, Lawrence O. Guia do leitor da Bíblia: uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.
RIDDERBOS, Herman. A teologia do apóstolo Paulo: a obra definitiva sobre o pensamento do apóstolo dos gentios. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2004.
RONIS, Osvaldo. Geografia bíblica. 3a Edição. Rio de Janeiro: SEGRAFE, 1978.
SANDERS, E. P. Paulo, a lei e o povo judeu. São Paulo: Edições Paulinas, 1990.
SCHNELLE, Udo. A evolução do pensamento paulino. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
STOTT, John. Romanos. São Paulo: ABU editora, 2000.
SCHRAGE, Wolfgang. Ética do Novo Testamento. São Leopoldo: Sinodal/IEPG, 1994.
STUHLMACHER, Peter. Lei e graça em Paulo: uma reafirmação da doutrina da justificação. São Paulo: Vida Nova, 2002.
TRASK, Thomas E.; GOODALL, Waide I. Um retorno à Vida Santificada. In: De volta para a Palavra: um chamado à autoridade da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2001, P. 187-205.
ZUCK, Roy B. Teologia do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.

Lição 11 - 1º Trimestre 2016 - O Juízo Final - Adultos.

Lição 11

Juízo Final
1° Trimestre de 2016
Capa-LBAP-1T16
INTRODUÇÃOI – EVENTOS QUE ANTECEDEM AO JUÍZO FINAL
II – O JUÍZO FINAL
III - AS BASES DO JUÍZO FINAL
CONCLUSÃO


Chegará o dia em que os homens da Terra comparecerão diante do Trono Branco. Cristo se assentará como o supremo juiz e, junto à igreja, julgará a humanidade. É importante realçar a figura do Trono Branco como o símbolo da justiça e da santidade do Altíssimo. Enquanto os salvos se deleitarão no Senhor e reinarão com Cristo, aqueles que não foram achados seus nomes no Livro da Vida, atormentar-se-ão eternamente. 
Vivemos num tempo que as pessoas não creem mais na prestação de contas que um dia os seres humanos farão a Deus. Talvez, devido ao predomínio das cosmovisões que colocam o ser humano como essencialmente bom em nossa cultura ocidental, é que a crença no Céu como um lugar preparado por Deus para os seus filhos, e no Inferno, como um lugar eterno de perdição, não sejam levados a sério. Por isso, prezado professor, nesta lição, apresente o céu como um estado (consciência) e lugar, e o inferno também em sua dimensão sensorial da eternidade. Pontue algumas informações necessárias que foram destacadas para você nortear a aula desta semana: 
1. O julgamento que o Altíssimo conduzirá no final dos tempos consoante às obras dos homens chama-se Juízo Final.
2. Antes de instaurar o Juízo Final, o Senhor julgará antecipadamente a Besta, o Falso Profeta e o Dragão.
3. Na instauração do Juízo Final teremos os seguintes símbolos: o Trono Branco, os tronos dos justos, o Supremo Juiz e os livros do Juízo.
4. No Juízo Final, os mortos, sejam grandes ou pequenos, estarão diante do Trono Branco.
5. Embora não sejam pessoas, a morte e o inferno serão finalmente julgados. Eles simbolizam os dois grandes castigos perpetuados na humanidade. 
Caro professor, você sabe o que significa a palavra inferno?
No exercício de tradução da Bíblia, da língua original para a portuguesa, há limites de caráter semântico imposto pelo idioma original a ser traduzido. Nem sempre encontramos palavras da língua nativa que expresse a plenitude semântica do termo original. A palavra inferno é um exemplo dessa complexidade. É importante explicar aos alunos que as Escrituras, na língua original, apresentam quatro termos cuja versão da língua portuguesa os traduziu para “Inferno”: Sheol, Hades, Tártaro e Geena. Na verdade, o inferno que será lançado no Lago de Fogo é o Hades, isto é, a morada dos mortos.
Fonte: Revista Ensinador Cristão, ano 17 - nº 65 – Janeiro/Fevereiro/Março de 2016.