quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Lição 2 - 1º Trimestre 2015 - Pré Adolescentes 11 e 12 anos.

Lição 2

O libertador
1° Trimestre de 2015
rev-pre-adolescente
TEXTO BÍBLICO - Êxodo 12:31-41.
Caro professor, vamos falar sobre o poder de Deus de cuidar e libertar seu povo. Ao iniciar a aula, faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi à palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
PALAVRA CHAVE
A palavra chave desta lição é LIBERTADOR, assim como o título. Deus libertou seu povo do Egito, realizando o seu mover em favor dos seus.
SOBRE A LIÇÃO 
Deus com seu poder soberano liberta o seu povo. O Egito era uma das potências mundiais da época, e o povo israelita descendentes de Jacó também habitava ali, e multiplicaram-se de modo que quando saíram do Egito eram cerca de 600.000 homens, além das mulheres e das crianças. Deus permitiu a opressão a Israel para separa-los da idolatria e das práticas imorais do Egito. Deus estava atento ao sofrimento do povo israelita e no momento certo os livrou do cativeiro de forma sobrenatural.
Tenho visto... A aflição do meu povo. Assim como Deus estava atento ao sofrimento do seu povo no Egito. Ele também conhece as aflições de todos os outros seus servos. Ele ouve o clamor dos aflitos e dos oprimidos. Em ocasiões, os santos precisam clamar a Deus para que Ele intervenha com misericórdia em seu favor. Quer nossa opressão provenha das circunstâncias, das pessoas, de Satanás, do pecado, ou do mundo – o consolo, graça e ajuda de Deus são plenamente suficientes para satisfazer todas as nossas necessidades. No tempo certo, Deus nos livrará. (Bíblia de Estudo Pentecostal. Almeida Revista e Corrigida. CPAD, 1995, P.119.)

SOBRE A FAIXA ETÁRIAMeditações Comuns Sobre a Fé Nessa Idade
Seus alunos, na época em que saem desse estágio e rumam para a adolescência, sabem quem são, como se encaixam na história de Deus e por quais escolhas são responsáveis. Eles têm uma história de boas decisões e sentem-se confortáveis com ideia de que fizeram e podem fazer escolhas certas e se disciplinarem para ter um tempo com Deus. Com esse fundamento, se tornarão pessoas que querem conhecer e aprender mais sobre a vida cristã, que crescem no relacionamento com Deus e assumem a responsabilidade por isso.
Adaptado de: Ensine Sobre Deus às Crianças, De: Trent, John- Osborne, Rick- Bruner, Kurt. 2007. Pag.154. CPAD.

Lição 1 - 1º Trimestre 2015 - Pré Adolescentes 11 e 12 anos.

Lição 1

O Criador
1° Trimestre de 2015
rev-pre-adolescente
TEXTO BÍBLICO - Gênesis 1: 1-4, 26-28 e 31.
Caro professor, vamos começar uma nova revista. Este é o primeiro domingo em que você e sua classe se encontram, lembre-se de apresentar os novos colegas que estão ingressando a turma. Vamos falar sobre a criação do mundo, o princípio de tudo, feito por Deus.

PALAVRA CHAVE
• A palavra chave desta lição é CRIADOR. Vamos falar sobre o poder que só há em Deus, o poder de criar a partir do nada. A palavra chave tem como intuito, basear às crianças sobre o assunto contido na lição, de modo que ao pronunciar a palavra chave logo irão lembrar-se sobre a aula.
 SOBRE A LIÇÃO
Sobre o poder de Deus• Só há em Deus o poder de dar existência sem a utilização de qualquer material preexistente. “Uma coisa disse Deus, duas vezes a ouvi: que o poder pertence a Deus” (Sl 62.11). O poder de Deus é como Ele mesmo, simplesmente existe. Deus é um ser infinito, eterno e auto-existente, nunca houve um momento em que não houvesse Deus, não foi necessário que alguém o criasse, pois então este seria Deus. Não há ninguém que possua poder que se compare ao de Deus, nem o mais poderoso dos homens. Toda a criação é um dos maiores testemunho da dimensão de seu poder, feita a partir de suas palavras, agindo de acordo com sua infinita sabedoria, o Senhor criou tudo semelhante a sua perfeição.

SOBRE A FAIXA ETÁRIA
• As crianças na classe dos pré-adolescentes, já possuem um considerável nível de autonomia, e já podem tomar decisões sozinhas, refletindo em sua vida espiritual. Por tanto nesse momento é que você como professor, deverá auxiliar seus alunos na escolha de seus caminhos, ensinando o que a bíblia diz e como eles devem viver.

Desenvolvimento Físico Mental
• Nessa idade, as crianças trabalham arduamente no processo de crescimento. Continuam uma série de tarefas iniciadas anteriormente, tal como a internalização de valores e a formação de amizades. Os grupos de parceiros tornam-se cada vez mais importantes. As crianças dessa idade têm um aguçado senso de lealdade, gostam de fazer atividades, querem fazê-las, passatempos de equipe, têm boas lembranças e são colecionadoras. Elas pensam com a lógica e raciocinam a respeito das experiências que tiveram. Conseguem lidar com abstrações.

Extraído de: Ensine Sobre Deus às Crianças, De: Trent, John- Osborne, Rick- Bruner, Kurt. 2007. Pag.150. CPAD.

Lição 2 - 1º Trimestre 2015 - Juniores 9 e 10 anos.

Lição 2

DEUS SE ABORRECE
1° Trimestre de 2015
rev-juniores
TEXTO BÍBLICO - Gênesis 3.1-4, 16.
Caro professor, nesta lição vamos falar sobre o primeiro pecado. Ao iniciar a aula, faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi à palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
PALAVRA CHAVE
A palavra chave desta lição é PECADO. A palavra pecado significa: Transgressão, erro ou falta; Violação de um princípio. Diga o significado desta palavra aos alunos, cite como exemplo o pecado contado na história e outros.
SOBRE A LIÇÃO
O pecado é citado muitas vezes na Bíblia, começando com o pecado “original” estudado na lição, cometido por Adão e Eva ao comerem do fruto proibido desobedecendo a ordem dada por Deus. Mas a luz da tradução original da Bíblia pecar vai muito além de apenas violar qualquer Lei. Refere-se a nunca alcançar a marca. A marca da perfeição, imposta por Deus, a qual só Jesus alcançou. Avaliando por este ângulo, é fácil concluirmos que todos somos pecadores. Essa é a forma em que Deus nos fez, pois ao considerarmos nossas fraquezas reconhecemos que precisamos do Senhor. E o arrependimento é a maior e melhor consequência, pois hoje é somente o que precisamos fazer, nos arrepender e pedir perdão, pois Jesus já morreu na cruz por nossos pecados e no terceiro dia ressuscitou, vencendo o pecado e a morte. "Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós" (1 João 1:8-10).

SOBRE A FAIXA ETÁRIA
“Temos por certo que aquilo que for lançado enquanto a criança estiver em formação, isto é, na infância, jamais será esquecido, principalmente se o ensino lhe descer ao coração. A sua personalidade e caráter serão diferentes, e as suas atitudes serão de um verdadeiro filho de Deus. Os ensinamentos a levarão a adquirir sensibilidade espiritual para que seja dirigida, guiada pelo Espírito Santo em todos em todos os seus projetos. “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.” (Pv 22.6)

Extraído de: Evangelização e Discipulado Infantil, De: Costa, Debora Ferreira Da. Pag.57. CPAD.

Lição 1 - 1º Trimestre 2015 - Juniores 9 e 10 anos.

Lição 1

O DEUS CRIADOR
1° Trimestre de 2015
rev-juniores
TEXTO BÍBLICO - Gênesis 1-2
Caro professor, vamos começar uma nova revista. Este é o primeiro domingo em que você e sua classe se encontram, lembre-se de apresentar os novos coleguinhas que estão ingressando a turma. O objetivo desta lição é ensinar sobre o imenso poder de Deus. O poder para criar a partir do nada, o poder que só há em Deus.
PALAVRA CHAVE
• A palavra chave desta lição é CRIAÇÃO. Vamos falar sobre o poder de criar, o poder que habita em Deus. A palavra chave tem como intuito, basear às crianças sobre o assunto contido na lição, de modo que ao pronunciar a palavra chave logo irão lembrar-se sobre a aula.
SOBRE A LIÇÃO...
• “No principio criou Deus os céus e a terra...” (Gn 1:1) Criar significa: provocar a existência de; Dar origem a partir do nada. O poder de fazer com que alguma coisa seja construída a partir do nada pertence exclusivamente a Deus, e foi assim que o Senhor criou o universo, que no momento da criação ainda não tinha uma forma ordenada como agora. A terra estava totalmente uniforme, e em trevas. E então Deus criou a luz, e deu forma ao universo e criou os seres viventes. Deus fez tudo isso através do poder de sua palavra, como declara a Bíblia: “Pela palavra do Senhor foram feitos os céus; e todo o exército dEle, pelo espírito da sua boca” (Sl 33.6). Sem dúvida Deus fez cada parte da criação com muito amor, imaginação e capricho. Pare e observe por alguns instantes as coisas que Deus criou, veja como linda é uma flor, com suas pétalas tão coloridas; observe os céus, quantas nuvens de diferentes formas; ouça quantos sons agradáveis. Só o Senhor é capaz de criar coisas tão perfeitas. “Ele fez a terra pelo seu poder, ele estabeleceu o mundo por sua sabedoria e com sua inteligência estendeu os céus.” (Je 10.12)
SOBRE A FAIXA ETÁRIA
• Nesse estágio de crescimento seu aluno já é capaz de aprofundar seu compromisso no caminho de Deus, já há um comprometimento maior com seu crescimento espiritual.

O crescimento é um conceito que se aprende
“O crescimento espiritual, como também o físico, não acontece da noite para o dia. Ele acontece aos poucos, quando seu aluno passa um tempo com Deus com regularidade e internaliza o que aprende. Isso acontece quando fazem escolhas certas – e quando comentem erros e aprendem com eles.”

Adaptado de: Ensine Sobre Deus às Crianças, De: Trent, John- Osborne, Rick- Bruner, Kurt. Pag.129. CPAD.

Lição 2 - 1º Trimestre 2015 - JD Infância 5 e 6 anos.

Lição 2

Maria visita sua prima
1° Trimestre de 2015
rev-jardim
TEXTO BÍBLICO - Lucas 1.39-56
Prezado professor, o objetivo desta lição é mostrar a grandeza do Senhor aos alunos e como devemos ser gratos por todas as promessas que Ele tem para nossas vidas. Ao iniciar a aula, faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi à palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
PALAVRA CHAVE
A palavra chave desta lição é ALEGRIA. Esta palavra é baseada no cântico em que Maria faz ao Senhor, para demonstrar toda sua gratidão e alegria pelas bênçãos concedidas. Fale sobre a alegria de Maria por conceber o Messias e por saber que Isabel, também teria um bebê, e que este anunciaria a vinda de Jesus Cristo.
PARA REFLETIR
A visita de Maria a Isabel é sem dúvida, o encontro de dois milagres. Maria, com a maternidade divina, e Isabel, uma mulher de idade avançada e estéril grávida de seu primeiro filho. Duas mulheres agraciadas pelas bênçãos do Senhor. Milagres como estes comprovam a grandeza e, a fidelidade de Deus e seu infinito poder. Maria rende graças e adora ao Senhor com seu cântico, sendo um exemplo para todos nós. Devemos render graças ao Senhor, por todas as promessas que tem se cumprido em nossas vidas.
CONHECENDO A FAIXA ETÁRIA
No Jardim as crianças ainda não conseguem assimilar o conceito de tempo, por isso que na história contada as crianças por sua revista não cita o tempo levado por Maria até a casa de Isabel. Então, caso você conte aos seus alunos qualquer história com este elemento, se possível deixe-os de lado, assegurando que história não dependa do significado deste conceito.

Lição 1 - 1º Trimestre 2015 - JD Infância 5 e 6 anos.

Lição 1

Um Anjo Anuncia o Nascimento do meu Amigo
1° Trimestre de 2015
rev-jardim

Texto Bíblico - Lucas 1.26-38
Prezado professor, este é o primeiro domingo em que você e sua classe se encontram, lembre-se de apresentar os novos coleguinhas que estão ingressando a turma.
PALAVRA CHAVE
• A palavra chave desta lição é IMPOSSÍVEL. Use frases que de ênfase ao poder de Deus de conquistar o impossível. Diga que por meio de nossa fé é que Deus realiza o impossível em nossas vidas.

PARA REFLETIR
• Maria foi a jovem escolhida por Deus para maternidade divina. Um anjo lhe trouxe a mensagem de que ela concederia um bebê, e disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim (Lucas 1.30-33)”. Mesmo não tendo ainda se casado, Maria não questionou a mensagem transmitida pelo Anjo, apenas se colocou diante da sua vontade dizendo: “Eis aqui a serva do Senhor, cumpra-se segundo a tua palavra (Lucas 1.38)”. Para Deus realizar o impossível na vida de Maria, foi necessário que ela colocasse sua fé em ação, crendo na palavra do Deus, transmitida pelo anjo. Devemos aprender com Maria, trabalhando nossa fé para conquistar o impossível.

CONHECENDO A FAIXA ETÁRIA
• Vamos falar sobre o Jardim de infância. Esta classe nunca será um lugar enfadonho, será dificilmente silenciosa, pois frequentemente haverá ruídos típicos de crianças. Sendo composta de posturas mais tímidas e comportamentos impulsivos. Você deve pensar que cada criança é única. Sobre este assunto o pequeno texto abaixo te ajudará a conceituar as características individuais de cada criança, em que a autora chamará de ‘singularidades’:
o “Esta singularidade é muito mais profunda do que se imagina. Inicia-se no nascimento, ou até mesmo antes disso, e envolve a criança como um todo. O seu modo de ser afeta suas reações, suas tentativas de solucionar os problemas, seu relacionamento com as pessoas, ou até mesmo suas decisões a serem tomadas. Não são apenas “diferenças individuais”. Ao falarmos em diferenças individuais, tendemos a pensar em desvios de padrão de acordo com a idade. Contudo, o conceito de singularidade ultrapassa esta ideia. Para o professor, significa ver cada criança como a pessoa que é, considerando o seu potencial e orientando-a em cada situação”.
Extraído de: Como Ensinar Crianças do Jardim de Infância, De: Beechick, Ruth. Pag. 10. CPAD.

Lição 2 - 1º Trimestre 2015 - Maternal 3 e 4 anos.

Lição 2

A história do mar que se abriu
1° Trimestre de 2015
rev-maternal
TEXTO BÍBLICO - Êxodo 14
Prezado professor, o objetivo desta lição é ensinar as crianças que Deus luta e guerreia por nós. Ao iniciar a aula, faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi à palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

PALAVRA CHAVENesta lição, não utilizaremos uma palavra chave e sim uma frase, em vamos pautar toda a nossa aula. A frase é “Deus luta por nós!”. Repita está frase durante a aula. Explique que também fazemos parte do povo de Deus, assim como os israelitas.
PARA REFLETIR
Um dos mais ricos registros da bíblia realizados por Deus foi a travesseia entre o mar, onde as águas foram separadas podendo o povo de Israel passar em terra seca. Sobre a misericórdia Do Senhor os israelitas foram retirado do cativeiro do Egito, sendo conduzidos até a terra prometida, a terra de Canãa. Faraó resolve recuperar o que havia deixado ir, porém os planos de Deus não podem ser frustrados. Deus luta por nós, nunca nos desampara! E foi isso que ele fez com seu povo nesta ocasião, realizando milagres, abrindo o mar para o povo de Israel passar, para que a vitória fosse garantida e seu nome fosse louvado. Louve a Deus, ele luta por você!
CONHECENDO A FAIXA ETÁRIA
Ao contar a história às crianças, enfatizando o fato de Deus “lutar” por nós, é natural que imaginem uma luta corporal, como as entre os heróis e vilões, pois essa é a concepção de luta que conhecem e que até agora os apresentaram. Explique- as usando palavras adequadas a essa idade, o real sentido de “luta” neste contexto, como por exemplo, quando estamos tristes por alguma coisa, diga a elas que Deus nos dá motivos para nos alegrar, como nossa casa e nossa família. Deus luta também para nos ver felizes.

Lição 1 - 1º Trimestre 2015 - Maternal 3 e 4 anos.

Lição 1

A história de um cestinho e um bebê
1° Trimestre de 2015
rev-maternal
Texto Bíblico - Êxodo 2.1-10.

Prezado professor, o objetivo desta lição é mostrar as crianças o cuidado de Deus e sua proteção. Este é o primeiro domingo em que você e sua classe se encontram, lembre-se de apresentar os novos coleguinhas que estão ingressando a turma.
PALAVRA CHAVE• A palavra chave para está aula é CUIDADO. Durante a aula procure repetir frases que afirmam sobre o cuidado de Deus. Como por exemplo, “Deus nunca nos abandona!” ou “Quando estiver com medo, confie em Deus, ele nunca nos abandona”. Deixe claro, que assim como Deus cuidou do bebê Moisés, ele cuida de todas as crianças.
PARA REFLETIR• Moisés nasceu no momento em que os filhos dos filhos de Israel eram mortos assim que viam ao mundo. Logo a gravidez não era algo a se comemorar, e sim fato que acarretava medo e insegurança. A história de Moisés nos trás grandes lições que nos são apresentadas desde seu nascimento. A ação de sua mãe nos propõe uma reflexão capaz de renovar nossas forças em Deus, pois ao colocar o bebê no rio, sua ação de fé foi correspondida, sendo Moisés resgatado e permanecido vivo com a permissão do Faraó. Confie em Deus e no seu cuidado!
CONHECENDO A FAIXA ETÁRIA
• São comuns a está idade (de 2 a 4 anos), o medo do escuro e o medo do abandono. O medo do escuro de acordo com a psicóloga Catiéli Malaguez Marques está relacionado ao, “instinto de sobrevivência e é desencadeado pela falta de conhecimento sobre algo, que se torna ameaçador e perigoso”. Para resolver essa questão não se deve obrigar a criança a ficar no escuro, e sim tranquiliza-la e explicar que não é preciso ter medo. O medo do abandono, explica como é dolorosa para algumas crianças a separação da mãe, ao ser deixado nas classes de escola dominical ou em qualquer outro ambiente. O maior medo da criança é que não voltem para buscá-la. Neste caso, o professor deve orientar aos pais que conversem com seus filhos, como é importante ir à escola dominical, que é um lugar onde aprendemos sobre Jesus, que é onde conhecemos novos amigos, e assegura-los de que voltará para busca-lo ao término da aula. Por isso, você professor deve enfatizar nesta aula, que Deus nos guarda no escuro quando estamos com medo, e nunca nos abandona, nem mesmo quando pensamos estar sozinhos.
E foi isso que ele fez com o bebê Moisés, levando ele em segurança pelo rio e protegendo sua vida.

Lição 1 - 1º Trimestre 2015 - Jovens.

Lição 1

Eu creio em Deus Pai1° Trimestre de 2015
rev-jovensINTRODUÇÃO
I – O ÚNICO DEUS VERDADEIRO (Is 44.6)
II – DEUS É IMANENTE E TRANSCENDENTE
(Dt 4.39; Is 57.15; Jr 23.23,24)
III – ACUSAÇÕES CONTRA A DOUTRINA DE DEUS
CONCLUSÃO
QUEM É DEUS?
Oséias 6.1
Prezado professor, estamos iniciando mais uma obra de relevância para a vida cristã da juventude de nossa igreja. E neste primeiro trimestre do ano de 2015, em que estaremos iniciando a revista de Jovens, aprenderemos a respeito de um tema crucial para a juventude de nossos dias: Conhecer a Deus. Para tanto, iniciaremos a lição fazendo a seguinte pergunta: quem é Deus? Neste caso, para praticarmos o que o profeta Oséias discorre em seu livro: “Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor” (Os 6.3), é necessário aprendermos a respeito da natureza divina através da sua Palavra.
Primeiramente, é importante considerarmos que Deus é o Criador dos céus e da terra, e tudo quanto subsiste neste universo (Cf. Gn 1; Jo 1.3); não há nada que esteja fora de Seu controle, pois todas as coisas estão bem claras e patentes diante de seus olhos. Outro aspecto relevante considera em que consiste a natureza de Deus: Ele simplesmente é pessoal e transcendental, ou seja, tem qualidades e está acima e além de todas as coisas (Cf. Sl 139; 1 Jo 3.20).
Por conta disso, possui uma terceira característica que o torna conhecido de todos: Ele mantém um relacionamento fiel com a sua criação. Deus se importa com a obra de suas mãos. Embora pareça que está tudo em desordem por conta do pecado, o Senhor Deus, ainda mantém tudo sob o seu controle, inclusive o homem, a peculiar obra de suas mãos. Em vista disso, o professor poderá através desta lição, refletir com seus alunos a respeito do conhecimento que possuem acerca do Criador e como se relacionam com Ele. Que tenhamos uma excelente aula!
1. Deus é o Criador
A princípio, para conhecermos a Deus, precisamos atentar que Ele, antes de tudo, é o Criador de tudo quanto existe e subsiste neste universo. Em Gênesis 1, vemos como Deus criou os céus e a terra, e o universo. Dessa forma, criação revela a veracidade de sua existência: “Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. Sem linguagem, sem fala, ouvem-se as suas vozes em toda a extensão da terra, e as suas palavras, até ao fim do mundo” (Sl 19.1-4).
Assim, Ele também assume a responsabilidade de sustentar toda a obra de suas mãos (Cf. Jo 1.3; Cl 1.17). Ele cuida dos homens, em especial, daqueles que o servem com integridade e, por isso, é conhecido como o Deus da providência (Cf. Gn 22.14). Não há nada que fuja do controle do Senhor, visto que todas as coisas obedecem ao limite determinado por Ele (Jó 38.4-5, 8-11). E não há nada oculto aos olhos do Criador, pois todas as coisas estão bem patentes e claras perante os seus olhos (Hb 4.13).
Na obra Teologia Sistemática: Uma Nova Perspectiva Pentecostal, Horton declara: “O Deus onipotente não pode ser plenamente compreendido pelo ser humano, mas nem por isso deixou de se revelar de diversas maneiras e em várias ocasiões a fim de que o venhamos a conhecer. Deus não pode ser compreendido pela mera lógica humana, e nem sequer sua própria existência pode ser comprovada desta maneira. Com isso, queremos dizer que não estamos de forma alguma diminuindo os seus atributos, fazendo uma declaração confessional das nossas limitações e da infinitude divina. Nosso modo de entender a Deus pode ser classificado em duas pressuposições primárias: Deus existe; e Ele se revelou a nós de modo adequado através da sua revelação inspirada. Não se pode explicar Deus, mas somente crer nEle” (CPAD, 1996, p.151).
À vista do que podemos ver, Deus se manifestou de forma clara à sua criação e nela se revela, a fim de se fazer conhecer aos homens, de modo que todos venham a honrá-lo como Deus Criador e reconhecer a sua soberania.
2. Em que consiste a Natureza de Deus
Embora saibamos que Deus se revelou a humanidade por meio de suas obras, sua natureza divina é manifesta por meio de seus atributos em relação à sua criação, pelos quais, ele se comunica; e atributos de sua natureza, que revelam a essência de Deus, ou seja, quem Ele é. Sendo assim, é por meio de seus atributos que Deus se fez conhecer à humanidade e neles, encontramos em que consiste a natureza divina. Na obra, Teologia Sistemática, Eurico Bérgsten encontramos um breve estudo a respeito de como Deus se relaciona com a sua criação:
“Deus é uma personalidade divina que pode e quer se comunicar com a sua criação. A Bíblia manifesta os três atributos absolutos de Deus nessa sua comunicação, isto é, sua onipresença, sua onisciência e sua onipotência:
a) Deus é onipresente. Ele não está sujeito à matéria! Para Ele não existe espaço nem tempo. Deus se move com a mesma facilidade do nosso pensamento, que em um dado momento pode estar em um lugar e no instante seguinte em outro. Assim como o centro de uma circunferência está à mesma distância da periferia, assim também Deus está perto de qualquer ponto do universo (Cf. Sl 139).
b) Deus é onisciente. ‘Deus conhece todas as coisas’ (1 Jo 3.20). ‘O seu entendimento é infinito’ (Sl 147.5). A sua onisciência não é um resultado de seu esforço de aprender, ou coisa que alguém tenha lhe favorecido. Não existe nenhum que tenha dado algo para aumentar o saber de Deus (Cf. Rm 11.35; Jó 41.11). Até o mais alto grau da sabedoria ou da ciência que um homem possa atingir, tem em Deus a sua origem (Cf. 1 Co 4.7).
c) Deus é onipotente. O próprio Deus disse: ‘Eu sou Deus Todo-Poderoso’ (Gn 17.1); ‘Haveria coisa alguma difícil ao Senhor?’ (Gn 18.14); ‘Eu sou o Senhor que faço todas as coisas’ (Is 44.24). A Bíblia afirma: ‘O poder pertence a Deus’ (Sl 62.11). Jesus chamou a seu Pai de ‘o Poder’ (Mt 26.64, ARC 1969) e disse : ‘A Deus tudo é possível’ (Mt 19.26), e ‘as coisas que são impossíveis aos homens, são possíveis a Deus’ (Lc 18.27). O anjo Gabriel disse: ‘Para Deus nada é impossível’ (Lc 1.37). Jó falou de Deus: ‘Bem sei eu que tudo podes’ (Jó 42.2). A onipotência de Deus significa que o poder dEle é ilimitado.
Da mesma maneira, Deus também se revela por meio dos atributos da sua natureza:
[...] Todas as características da sua Pessoa e da sua natureza não são apenas expressões de algumas atitudes que demonstra ou tem, mas constituem a própria substância, a essência da sua divindade. Assim, os atributos de Deus que correspondem a sua natureza são: verdade, perfeição, eternidade, fidelidade, santidade, justiça, amor, misericórdia, longanimidade e graça.” (CPAD, 2013, pp.30-40).
3. Como Deus se relaciona com a sua criação
Em vista disso, o Senhor Deus trata com a sua criação, a partir dos seus atributos, pelos quais, o homem se identifica com o seu Criador. Como vimos, por meio deles, Deus se faz conhecer ao homem. Porquanto, tanto as suas capacidades de onipresença, onipotência e onisciência, assim como as qualidades de sua natureza: verdade, perfeição, eternidade, fidelidade, santidade, justiça, amor, misericórdia, longanimidade e graça, são, de fato, peculiaridades de Deus, que Ele opera para que o homem reconheça a sua soberania, e também, aprenda a ser como o seu Criador, praticando tudo quanto, é agradável ao coração de Deus.
Além disso, Deus se importa com a sua criação, visto que o homem é a principal e mais excelente de todas as criaturas de Deus. Por isso, Ele cuida de tudo quanto envolve a humanidade, pois se importa, verdadeiramente com ela (Sl 8.3-8; Mt 10.29-31; Jo 3.16). No entanto, Deus tem um cuidado todo especial para com os seus. Os que servem a Deus recebem um tratamento diferenciado da parte do Criador, visto que são “filhos de Deus”, comprados por bom preço, e o Senhor os guarda e os guia por um caminho excelente. Não obstante, o pecado tenha gerado desordem na humanidade, ainda assim, o Criador resolveu estender a sua graça por meio de Cristo, a fim de que todos tenham uma nova oportunidade de tornarem a comunhão com Deus.
Considerações finais
Em virtude do que aprendemos até aqui, reafirmamos que, para conhecermos verdadeiramente a Deus, precisamos reconhecer a sua soberania. Ele é Deus, Ele é Senhor, e tudo quanto existe e subsiste está plenamente em suas mãos. Todas as coisas estão bem patentes aos seus olhos e nada foge do seu controle. Ele se manifesta de forma pessoal para com o homem, sua natureza é conhecida por meio dos seus atributos naturais e por meio daqueles que lhe são peculiares. A partir disso, Ele se relaciona com o homem, a principal e mais excelente de todas as suas criaturas. E, sobretudo, para com os seus filhos. Ele os guarda e os mostra qual o caminho que devem seguir.
Embora pareça que está tudo em completa desordem, tendo em vista que o mal é predominante sobre a terra, por conta do pecado do homem, ainda assim, Deus mantém o pleno controle sobre todas as coisas e sua presença transcende todas as coisas, porquanto, Ele é atemporal. Mesmo assim, Ele ama a obra de suas mãos e, a fim de demonstrar o seu incomensurável amor, Ele enviou o seu Filho Unigênito para morrer na cruz do calvário, para que todo aquele que nEle crer, não pereça, mas tenha a vida eterna. Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor, pois Deus deseja fazer-se conhecido aos seus servos, de modo que nos identifiquemos com Ele e vivamos para sua glória.
Por Thiago Santos.
Educação Cristã.
Publicações. CPAD.

Lição 2 - 1º Trimestre 2015 - Jovens!

Lição 2

Eu creio em Deus Filho1° Trimestre de 2015
rev-jovensINTRODUÇÃO

I – A CONCEPÇÃO DO FILHO DE DEUS E SEU NASCIMENTO VIRGINAL (Is 7.14; Mt 1.18-22)
II – A OBRA SALVÍFICA DE JESUS CRISTO (Jo 1.41; 10.10; Lc 19.10)
III – HERESIAS A RESPEITO DA NATUREZA DE JESUS CRISTO
CONCLUSÃO
EVIDÊNCIAS DA DUPLA NATUREZA DE CRISTO
COLOSSENSES 2.9
Prezado professor, na lição desta semana, estudaremos a respeito das duas naturezas distintas encontradas em Jesus Cristo: a divina e a humana. O Filho de Deus, como é chamado nas Escrituras Sagradas, veio em forma de homem a este mundo, nascendo do ventre de uma virgem por intermédio da ação do Espírito Santo, e cumpriu a missão que lhe foi incumbida de proclamar a salvação aos perdidos e oprimidos, e trazê-los de volta a Deus. Embora, tenha deixado o trono da glória para cumprir o seu propósito, Cristo não abandonou a sua natureza divina, ele continua a se revelar como Deus Bendito e Poderoso, com seus atributos divinos.


Todavia, “aniquilou-se a si mesmo, assumindo a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens” (Cf. Fl 2.7), apresentando também todos os aspectos de um homem comum. Assim sendo, o Messias se entregou a morte, como um cordeiro mudo, ele não abriu a boca. Nosso Senhor cumpriu o propósito divino, para o qual foi enviado, de morrer na cruz do Calvário e, por meio de seu sangue derramado, trazer a redenção aos crentes e a remissão de seus pecados. Em razão disso, as Escrituras sagradas apresentam várias evidências que comprovam a deidade de Cristo, visto que tanto o seu lado humano, como o seu lado divino revelam ao mundo, a natureza do amor de Deus. Portanto, professor, é relevante que seus alunos compreendam a respeito da dupla natureza de Cristo, a fim de que possam buscar um relacionamento mais íntimo com o Cristo Deus.

1. A deidade de Cristo

As Escrituras confirmam a deidade de Cristo. Em várias passagens, Cristo apresenta aspectos que evidenciam a sua natureza divina. Na obra Teologia Sistemática de Eurico Bérgsten, podemos destacar alguns:
“a. Jesus é chamado Deus. ‘Do Filho diz: Ó Deus, o teu trono subsiste’ (Hb 1.8). Duas vezes Ele o chamou: ‘Meu Filho amado’ (Mt 3.17; Mc 9.7). Todo aquele, pois, que nega que Jesus é Filho de Deus, faz o próprio Deus mentiroso, ‘porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu’ (1 Jo 5.10).
b. Jesus possuía atributos divinos. Ele era(é) onipotente (Lc 4.35,36,41); onisciente (Jo 2.24; 4.16-19); onipresente (Mt 28.20; 18.20; 2 Co 13.4); imutável (Hb 3.8; Hb 1.12); eterno (Cl 1.17; Jo 1.1; Mq 5.2); adorado. Ele que afirmou: ‘Ao Senhor teu Deus adorarás’ (Mt 4.10) e aceitou adoração (Mt 28.9-17; 14.33; 15.25). Veja também Hb 1.6.
c. Suas obras divinas provam a sua deidade. Jesus tomou parte na criação do mundo (Jo 1.3; Cl 1.16; 1 Co 8.6), e por Ele todas as coisas subsistem (At 17.28); realizou obras divinas (Jo 5.36; 10.25,37,38) e ressuscitou mortos (Lc 7.14,15; 8.54,55; Jo 11.39-44). Ele mesmo é a ‘Ressurreição e a vida’ (Jo 11.25; 5.25); também perdoou e perdoa pecados (Mt 9.5; Lc 5.20; 7.47-50; At 10.38).
d. A sua natureza divina prova a sua deidade. Jesus é santo. Era chamado ‘santo’ (At 2.27; 3.14; 4.27). Ele fez sempre o que era agradável a Deus (Cf. Jo 8.29). Amava a justiça e aborrecia a iniquidade (Cf. Hb 1.9). Ele não conhecia pecado (2 Co 5.21), era imaculado (Hb 7.26), sem mancha (1 Pe 1.19) e puro (1 Jo 3.3)” (CPAD, 2013, pp.50-52).

2. Jesus Cristo, homem

Da mesma maneira, Cristo apresentou todos os aspectos concernentes à natureza humana. Porquanto, ele era 100% Deus e 100% homem. Sendo assim, Cristo, a fim de cumprir a sua missão, “aniquilou-se a si mesmo, assumindo a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens” (Fl 2.7). Ele deixou a sua glória e se fez carne, a fim de se tornar Ele mesmo, a razão da salvação de todo aquele que nele crer. Durante o tempo em que esteve neste mundo, viveu como um homem comum, sujeito a todas às paixões humanas, mas sem pecado. Ele permaneceu santo e justo até o fim. A fim de entendermos melhor esta verdade, vejamos alguns aspectos apresentados por Eurico Bérgsten, que comprovam a sua humanidade:
“a. A Bíblia chama Jesus de ‘homem’. Quando Pedro falou, disse: ‘Jesus Nazareno, varão aprovado por Deus’ (At 2.22); Pilatos disse a respeito de Jesus: ‘Eis aqui o homem’ (Jo 19.5). Jesus disse, falando de si mesmo: ‘Nem só de pão viverá o homem’ (Mt 4.4); Ele também afirmou: ‘Mas, agora, procurais matar-me a mim, homem que vos tem dito a verdade’ (Jo 8.40); Paulo escreveu que a graça (Rm 5.15-18) e a ressurreição vieram por um homem (1 Co 15.21) e que há ‘um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem’ (1 Tm 2.5).
b. Jesus nasceu como qualquer homem. Embora Maria houvesse concebido de modo sobrenatural pelo Espírito Santo (Lc 2.7), Jesus nasceu como todos os homens nascem (Lc 2.7). Deus lhe preparou um corpo (Hb 10.5), e Ele ‘veio em carne’ (1 Jo 4.2), e se fez carne (Jo 1.14), e como outro homem qualquer participou ‘da carne e do sangue’ (Hb 2.14). Assim, Ele teve corpo (Mt 26.12; Lc 24.39), alma (Mt 26.38) e espírito (Jo 11.33). Ele estava sujeito ao crescimento e ao amadurecimento naturais (Lc 2.40,52), e aprendeu a obediência (Hb 5.8).

3. Jesus integrou-se completamente na sociedade de sua época

a. Jesus era membro de uma família. Quando Maria concebeu pelo Espírito Santo, era noiva de José. Por revelação de um anjo, ele tomou conhecimento disso e resolveu aceitar Maria como a sua esposa.
b. Jesus teve um nome, como qualquer outro homem. O nome que Maria lhe deu foi aquele que o anjo havia dito que lhe dessem: ‘E lhe porás o nome de Jesus’ (Mt 1.21; Lc 1.31).
c. Jesus teve, como qualquer outro homem, a sua genealogia. A Bíblia até registra duas genealogias do lado de José, o pai adotivo de Jesus, o cabeça da família, que definia a sua posição jurídica (Mt 1.1-17), e a segunda genealogia do lado de Maria, a sua mãe, que definia a sua posição biológica (Lc 3.23-38). Nas genealogias judaicas não se registravam nomes de mulheres e, por isso, Maria não aparece em Lucas 3.23 como filha de seu pai Eli, mas em lugar dela, José, seu marido, como ‘filho de Eli’ (Cf. Mt 1.16).
d. Jesus teve a sua profissão secular. O seu pai adotivo era carpinteiro (Mt 13.55). Jesus aprendeu a mesma profissão, e por isso, era chamado de ‘carpinteiro’ (Mc 6.3)” (2013, pp.53-55).

4. Propósito, pelo qual, Cristo assumiu a forma humana

Em vista disso, a vinda de Cristo a este mundo, como homem, possuía uma finalidade: a salvação do homem. Sua morte na cruz do Calvário trouxe redenção aos crentes e a remissão dos pecados, por meio do seu sangue derramado (cf. Ef 1.7). Como um cordeiro mudo, Ele não abriu a boca, mas se entregou a fazer a vontade do Pai, “sendo obediente até a morte e morte de cruz” (Fl 2.8). O ato de Cristo abriu caminho para que o homem alcançasse a restauração da sua comunhão com o Criador e adentrasse no Santo dos santos, porquanto, o véu que os separava se rasgou e já não há mais impedimento para estar na presença de Deus.

Desse modo, que tipo de pessoa Jesus deveria ser, ou mesmo, se apresentar aos homens para que realmente trouxesse esperança aos que estavam perdidos em seus pecados? Não haveria outra maneira mais verdadeira e precisa do que Cristo se manifestar em carne, assumir a forma humana e sentir na pele o que realmente é enfrentar todos os dias as tentações e os problemas decorrentes da natureza humana decaída.

O autor de Hebreus relata a idoneidade de Cristo como nosso sumo sacerdote diante do Pai: “Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno” (Hb 4.14-16). Portanto, Ele é a causa da nossa salvação, pois a sua justiça na cruz é imputada a todo aquele que nEle crer e se arrepende dos seus pecados (Cf Rm 4.5).

Considerações finais

Considerando as evidências abordadas na lição, concluímos que tanto a divindade de Cristo, quanto o seu lado humano revelam ao mundo, a natureza do seu infinito amor. Porquanto Ele se esvaziou de sua glória para assumir a forma humana, e se humilhou como servo, a fim de fazer a vontade do Pai, e isso, até o fim, culminando em sua morte. Mesmo sendo Deus e possuindo os atributos divinos, se fez homem, adquirindo todos os aspectos da humanidade comum. Ele não hesitou em se entregar por amor, não abriu a boca para reclamar, nem replicou ou achou que não valeria a pena passar por tamanho sofrimento. Antes, glorificou ao Pai no momento mais angustiante de sua vida, dizendo: “Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres” (Mt 26.39).

Com isso, Jesus cumpriu o propósito divino, para o qual, veio a este mundo e trouxe salvação ao perdido pecador, a fim de que a comunhão com o Criador fosse restaurada. Portanto, é imprescindível adquirir tal conhecimento acerca de Cristo, pois é Ele o nosso sacerdote real que nos compreende e fiel para interceder por nós diante do Pai.
Por Thiago Santos.
Educação Cristã. 
Publicações. CPAD.