segunda-feira, 22 de abril de 2013

Lição 4 - 2º Trim. 2013 - Primários 7 e 8 anos.

Conteúdo adicional para as aulas de Lições Bíblicas

Subsídios para as lições do 2º Trimestre de 2013
Tempo de mudanças
  • Lição 4- E agora?

    Texto bíblico: Êxodo 2.11-16

    CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO

    “Embora agisse com boas intenções (como fez Abraão com Sara, também no Egito), Moisés fez justiça com as próprias mãos ao assassinar o egípcio que feria seu parente (2.11,12). O homem de Deus seguiu seus instintos naturais. Nesse episódio, interessa-nos observar Moisés no papel de defensor do oprimido. Ele colocou-se entre um egípcio e um hebreu; mais tarde, ambas as partes estariam em maior número. O verbo hebraico por trás do que o egípcio fez ao hebreu (“espancar”) no versículo 11 é o mesmo utilizado no versículo 12 para descrever o que Moisés fez ao egípcio (“assassinou”), nakâ (ou seja, matar por espancamento).

    Posteriormente, Moisés volta a desferir alguns poderosos golpes (mais uma vez, naka): observe 7.20, em que Moisés feriu o Nilo com sua vara, e 17.5,6, quando ele ‘feriu’ a rocha. O mais importante, contudo, é que aquilo que Moisés fez a um egípcio, Deus iria fazer a todos os egípcios (3.20; 12.12).

    A rejeição de seu próprio povo (2.14), experimentada por Moisés no dia seguinte, ‘prenuncia a truculência e a ingratidão que Moisés enfrentaria com aquele que é maior que Moisés (At 7.35,52), como sugere Brevard Childs.” (Manual do Pentateuco, CPAD, p.159).
    ATIVIDADES

    Aproveite o assunto desta semana para utilizar o Livro sem Palavras e explicar o Plano da Salvação aos seus alunos. O ideal é que você confeccione um exemplar.

    Página Dourada:

    Significado: Deus como o Criador.
    Versículo-chave: João 3.16
    Verdade: Deus nos ama e criou o céu para morarmos com Ele. Para mudar de página, você pode mencionar: “Só existe uma coisa que pode nos impedir de morar neste lugar.”

    Página Preta:

    Significado: Pecado
    Versículo-chave: Romanos 3.23
    Verdade: O pecado é tudo que desagrada a Deus e nos afasta Dele. Para mudar de página, mencione que Deus providenciou uma solução para o problema do pecado.

    Página Vermelha:

    Significado: Jesus morreu por nós
    Versículo-chave: Hebreus 9.22
    Verdade: Cristo derramou o seu sangue para nos salvar. Para mudar de página, ressalte que o sangue de Jesus é maravilhoso porque torna nossos pecados brancos como a neve e nos permite ser filhos de Deus.

    Página Branca:

    Significado: Certeza da salvação, filiação divina
    Versículo-chave: João1.12
    Verdade: Aqueles que são salvos por Jesus possuem o coração limpo de todo o pecado, por isso, têm certeza de que nada poderá impedir-lhes de ir morar no céu. Para mudar de página, enfatize que o crente, depois de ser salvo, devemos cultivar o nosso relacionamento com Deus.

    Página Verde:

    Significado: Crescimento espiritual
    Versículo-chave: Provérbios 4.18
    Verdade: A fé daqueles que são salvos por Jesus deve crescer todos os dias um pouco. Para isso, é preciso orar, ler a Bíblia, ir à igreja e à Escola Dominical.

    Tenha uma semana abençoada na presença de Deus!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário