segunda-feira, 22 de abril de 2013

Lição 4 - 2º Trim. 2013 - Juniores 9 e 10 anos.

Conteúdo adicional para as aulas de Lições Bíblicas

Subsídios para as lições do 2º Trimestre de 2013
Deus escolhe líderes
  • Lição 4- Mas, logo eu?

    ATIVIDADE

    Aproveitando que o assunto do trimestre é sobre os líderes de Israel que se destacaram, organize uma gincana para este trimestre. Informe aos alunos que, assim como esses líderes realizavam missões difíceis, eles também receberão tarefas para serem executadas a cada domingo.

    Em primeiro lugar, a gincana deve ter um objetivo específico:

    Arrecadar fundos ou material para a Escola Dominical ou contribuir para o Departamento de Missões ou de Assistência Social ou auxiliar os ensinos do trimestre.

    Em segundo lugar, alguns princípios devem nortear sua gincana:

    1. A coletividade e a solidariedade são fundamentais. Uma gincana requer trabalho de equipe, de grupo. Por isso, é fundamental que todos se integrem e participem ativamente. Solidariedade pressupõe auxílio mútuo, cooperação, companheirismo, troca, irmandade.

    2. Um espírito diferente. Quando for organizado o conjunto das “tarefas”, esclareça aos alunos quais são as atitudes que serão cultivadas. Ressignifique o pensamento que temos sobre gincanas como momentos de competição entre equipes, ganhadores e perdedores, pontuações, prêmios, vaias. Cultive o espírito de cooperação, colaboração, auxílio mútuo etc.

    3. Envolva o maior número possível de pessoas. A ação coletiva e solidária de uma comunidade (crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos) em torno de uma busca comum, que será o objetivo traçado por você. Na verdade, o que torna uma gincana interessante, dinâmica e envolvente é justamente essa participação de uma grande quantidade de pessoas.

    Sugestão para este domingo:

    1. Divisão das equipes. Monte equipes de 8 a 10 alunos ou conforme a quantidade de crianças de sua turma.

    2. Escolha do líder e do nome da equipe. Critério: algo ligado ao espírito da gincana (união, solidariedade, cooperação, respeito, fraternidade, amizade...) ou ao tema do trimestre ou ao nome de algum líder etc.

    Que Deus o abençoe com uma semana maravilhosa em Sua presença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário