segunda-feira, 25 de março de 2013

Lição 13 - 1º Trim. 2013 - Primários 7 e 8 anos.

Conteúdo adicional para as aulas de Lições Bíblicas

Subsídios para as lições do 1º Trimestre de 2013
Uma família abençoada - tempo de mudanças
  • Lição 13 Tema: Obrigado, Deus!

    Texto Bíblico: 35.1-29

    Crescendo na graça e no conhecimento

    “Jacó manda que sejam jogados fora os falsos deuses furtados por Raquel a seu pai (vv.2-4). A sensibilidade espiritual de Jacó é evidenciada aqui. A presença daqueles ídolos era incompatível com a adoração de um único Deus.

    Jacó volta a Betel uma segunda vez, onde, cerca de vinte anos antes, Deus o havia encontrado (vv. 5-8). Agora, contudo, vemos um Jacó que foi de Betel para El-Betel, da ‘casa de Deus’ para o ‘Deus da casa de Deus’.

    Confirmando o que foi feito em Peniel (capítulo 32), Deus volta a afirmar que ele agora se chama Israel (vv.9,10). Fishbane é feliz ao fazer o seguinte comentário: ‘É claro que Jacó já havia recebido o nome de Israel antes (32.39), mas é possível que a narrativa queira indicar que foi somente após a solução de seu conflito com Esaú (Gn 33) que ele se tornou, realmente, Israel.’

    A morte de sua esposa, Raquel (vv.16-21), o incesto cometido por seu filho mais velho, Rúben (v.22), e a morte de seu pai, Isaque (vv.27-29), não o abatem.

    A conclusão do capítulo é adequada. Isaque foi sepultado por ‘Esaú e Jacó, seus filhos’. O afastamento deu lugar à intimidade.” (Manual do Pentateuco. CPAD. p.131-132).
    ATIVIDADE
    Querido professor, pela graça de Deus, estamos aqui novamente para finalizar o nosso projeto pedagógico interdisciplinar sobre a família.

    Para concluir este trimestre, organize uma festa de encerramento a partir do tema “Celebrando a família”. Aproveite para reunir o material produzido ao longo dos domingos, a fim de que cada aluno possa levar o seu para casa.

    Uma sugestão seria presentear os alunos com um porta-retratos, a fim de que pudessem colocar uma foto de suas famílias. Para isso, você pode utilizar sucata como caixas de leite, papel colorido picado etc.

    Que o Senhor o recompense por mais um trimestre de dedicação ao ensino de Sua Palavra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário