segunda-feira, 25 de março de 2013

Lição 13 - 1º Trim. 2013 - Maternal 3 e 4 anos.

Conteúdo adicional para as aulas de Lições Bíblicas

Subsídios para as lições do 4º Trimestre de 2012
A criação de Deus - A proteção e o cuidado de Deus
  • Lição 13

    I. Leitura Bíblica Gênesis 1.12

    II. De professor para professor.

  • Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é fazer com que a criança compreenda que tudo que Deus criou é bom.
    • Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
    • A palavra-chave é “BOM”. Durante o decorrer da aula diga às crianças que o Papai do céu criou a família, os animais, as plantas (faça uma recapitulação do trimestre). Explique que tudo que Deus criou é bom.
    III. Para refletir.
    Professora, domingo que vem será a última aula do trimestre. Então queremos apresentar um roteiro para esta aula. Observe-o com atenção:
    • Ore;
    • Recapitule a lição anterior;
    • Estude a nova lição;
    • Separe os visuais e cânticos;
    • Consulte obras de referências, a fim de aprofundar-se no assunto;
    • Leia com atenção todas as seções da revista, para que possa preparar com antecedência o material necessário para realizar as atividades em sala de aula;
    • Planeje o encerramento do trimestre com festa. Decore a sala de aula com ilustrações referentes ao tema. Espalhe cartazes com os versículos-chave nas paredes. Prepare um lanche bem gostoso para celebrar o estudo sobre a criação de Deus. Aliás, faça uma faixa bem grande com o título do trimestre e algumas figuras.

    • Ofereça uma pequena lembrança àqueles alunos que foram mais assíduos e decoraram os versículos. Mas esteja atenta para que nenhum aluno se sinta desprezado.  Valorize cada avanço, cada crescimento, cada gesto, cada atitude de seus alunos.

    • Celebre com muita música e festa, pois é uma grande vitória ter nossos alunos freqüentando a maior escola do mundo.  Agradeça a Deus por tantas vitórias alcançadas durante o estudo deste abençoado tema.

    IV. Conversando com o professor.
    Meios para avaliação.

    Os principais métodos para avaliação dos resultados do ensino são:

    Reconhecimento de dados pessoais – O professor deve procurar obter informações sobre os seus alunos. Esses dados devem ser anotados numa ficha sobre o aluno.

    Isto deverá ser feito pela primeira vez tão logo o aluno se matricule na classe. Periodicamente o professor poderá repetir a avaliação. Saberá então se houve mudança no comportamento do aluno. Deve-se cuidar para que os itens da ficha sejam objetivos, o que permitirá uma avaliação imparcial.
    Observação – Esta é a melhor avaliação. É a que foi usada freqüentemente por Cristo. O professor observa a conduta do aluno.  Essas observações devem ser feitas sem que o aluno perceba. Se o aluno notar que está observado, provavelmente mudará sua atitude e comportamento.
  •  O professor não poderá estar continuamente com o aluno, por isso ele pode provocar situações para o observar.  Entrevistas – Ao entrevistar o aluno, o professor deverá agir como se tratasse de uma conversa comum.
    Trecho extraído de:
    Mensageiros da Fé, número 2. Rio de Janeiro, CPAD

    V. Sugestões
    Sente-se com as crianças em círculo no tapete da classe. Providencie os visuais do trimestre. Mostre os visuais e faça algumas perguntas sobre as lições.

    Pergunte às crianças:
    “Quem criou as aves?”
    “Quem criou os rios e os peixes?”
    “Quem nos criou?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário