segunda-feira, 25 de março de 2013

Lição 13 - 1º Trim. 2013 - JD Infância 5 e 6 anos.

Conteúdo adicional para as aulas de Lições Bíblicas

Subsídios para as lições do 1º Trimestre de 2013
Por que Deus é bom? O que posso fazer para Deus?
  • Lição 13

    Leitura Bíblica João 6.1-13

    I. De professor para professor.
    Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança compreenda que Deus tem cuidado de nós.

    • É importante fazer uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

    • A palavra-chave da aula de hoje é “CUIDADO”. Durante o decorrer da aula diga: “Deus cuida de você”.
    II. Saiba Mais.
    Você já experimentou aplicar o Salmo 23 à sua missão de professor do jardim? O que tem faltado para que as suas aulas sejam o que deveriam?

    Recursos materiais? Apoio? Em seu Pastor, nada lhe faltará. Tempo? Descanso? Tranqüilidade? Ele o faz repousar em pastos verdes, junto a águas serenas. Ânimo? Ele refrigera-lhe a alma. Saúde? Ele está com você até no vale onde a morte projeta a sua sombra. Unção? Ele derrama sobre a sua cabeça o óleo do seu Santo Espírito. O nosso Bom pastor é o mais interessado na salvação e edificação dos pequeninos. Este rebanho é Dele, lembra?

    Você é apenas o ajudante. E Nele, você encontrará tudo o que precisa. Nele, a mesa está sempre posta, e sobre ela, há um cálice que transborda. A bondade e o fiel amor de seu Pastor acompanham você a toda parte, fazendo com que tudo contribua para o seu bem e para o cumprimento da vontade Dele. Quanto ao mais... bem, um dia você habitará na sua casa celestial por dias tão longos que não terão fim.

    (Extraído da Revista Maternal Mestre ¾, Marta Doreto, CPAD.)
    III. Conversando com a professora.
    Professor, no próximo domingo será a última aula do trimestre. Então queremos apresentar um roteiro para esta aula. Observe-o com atenção:
    • Ore;
    • Recapitule a lição anterior;
    • Estude a nova lição;
    • Separe os visuais e cânticos;
    • Consulte obras de referências, a fim de aprofundar-se no assunto;
    • Leia com atenção todas as seções da revista, para que possa preparar com antecedência o material necessário para realizar as atividades em sala de aula;
    • Planeje o encerramento do trimestre com festa. Decore a sala de aula com ilustrações referentes ao tema. Espalhe cartazes com os versículos-chave nas paredes. Prepare um lanche bem gostoso para celebrar o estudo sobre a criação de Deus. Aliás, faça uma faixa bem grande com o título do trimestre e algumas figuras.

    • Ofereça uma pequena lembrança àqueles alunos que foram mais assíduos e decoraram os versículos. Mas esteja atenta para que nenhum aluno se sinta desprezado.  Valorize cada avanço, cada crescimento, cada gesto, cada atitude de seus alunos.

    • Celebre com muita música e festa, pois é uma grande vitória ter nossos alunos freqüentando a maior escola do mundo.

    Agradeça a Deus por tantas vitórias alcançadas durante o estudo deste abençoado tema.

    IV. Sugestão
    Sente-se com as crianças em círculo no chão da classe. Mostre os visuais da lição. Faça perguntas que estejam relacionadas aos visuais. Por exemplo: Ao mostrar o visual 11.1 faça a seguinte pergunta: O que aconteceu depois de três dias que Jesus morreu? Isso mesmo. Jesus ressuscitou dos mortos num domingo de manhã bem cedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário