segunda-feira, 18 de março de 2013

Lição 12 - 1º Trim. 2013 - Maternal 3 e 4 anos.

Conteúdo adicional para as aulas de Lições Bíblicas

Subsídios para as lições do 4º Trimestre de 2012
A criação de Deus - A proteção e o cuidado de Deus
  • Lição 12 - FAMÍLIA.

    I. Leitura Bíblica Gênesis 2.18-25;4.1,2

    II. De professor para professor
    Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é fazer com que a criança compreenda que a família é uma dádiva de Deus.

    • Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

    • A palavra-chave é “FAMÍLIA”. Durante o decorrer da aula diga às crianças que o Papai do céu criou a família. A família é uma presente do Papai do céu para você.

    III. Para refletir
    “O primeiro casamento foi estabelecido pelo próprio Deus”
    Antes da entrada do pecado no mundo, o Criador fez Eva para ser a companheira de Adão. Assim podemos crer que foi o Senhor mesmo quem permitiu ao homem e à mulher o relacionamento e a liberdade conjugal, baseados em princípios santos e puros, como parte do seu propósito para com eles. Ao trazer a mulher para Adão, Deus estabeleceu as normas para o casamento. O Senhor Jesus ratificou esse conceito: “Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem” (Mt 19.6).

    Deus sempre se agrada quando seus princípios a respeito do casamento são seguidos. Essa obediência resulta em satisfação real e verdadeira felicidade — experiência testada por milhões de pessoas felizes nessa área. Enfim, ao agir de acordo com os padrões divinos, o homem e a mulher são agraciados por Deus, e os filhos se sentem no lugar adequado e no ambiente mais aprazível que poderiam desejar.
    (Extraído do livro E fez Deus a família, CPAD.)
    IV. Conversando com o professor
    Professora, as crianças do maternal, principalmente as mais novas, podem sentir-se tensas e inseguras numa classe de Escola Dominical. A sua sensibilidade fica aguçada, e pode chorar por qualquer coisa. Aliás, não é incomum a classe toda pôr-se a chorar, se uma delas iniciar o choro. O professor deve tratá-las com amabilidade e propiciar-lhes um ambiente tranqüilo.

    Elas assustam-se facilmente. Situações e sensações novas são-lhes assustadoras. Por isso, uma criança que esteja começando a freqüentar a Escola Dominical sentir-se-á insegura ao ser separada da mãe. Não se trata de dengo, mas de um temor real. Teme que a mãe não volte mais.

    Neste caso, a mãe deve permanecer com ela na sala, até que se familiarize com o ambiente, os professores e os colegas.

    (Extraído Maternal Mestre 3/4, Marta Doreto, CPAD).
    V. Sugestões
    Sente-se com as crianças em círculo no tapete da classe. Providencie uma família de fantoches. Eles vão “conversar” com as crianças sobre a família.

    Enfatize o fato de ser preciso obedecer ao papai e a mamãe para que a família viva feliz. Pergunte às crianças:

    Sua mãe diz: “Faça isso”. Você obedece?

    Seu pai diz: “Ajude-me nisso”. Você obedece?

    Jesus diz: “Ame as pessoas seus pais. Ame seus irmãos”. Você vai obedecer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário