segunda-feira, 18 de março de 2013

Lição 12 - 1º Trim. 2013 - JD Infância - 5 e 6 anos.

Conteúdo adicional para as aulas de Lições Bíblicas

Subsídios para as lições do 1º Trimestre de 2013
Por que Deus é bom? O que posso fazer para Deus?
  • Lião 12

    Leitura Bíblica: Juízes 13—16

    I. De professor para professor

    Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança compreenda que é Deus quem nos faz fortes para vencer as dificuldades.

    • É importante fazer uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

    • A palavra-chave da aula de hoje é “FORÇA”. Durante o decorrer da aula diga: “Deus nos dá força e coragem”.

    II. Saiba Mais
    Sansão era um líder de Israel, no tempo em que a nação achava-se dominada pelos inimigos. Esses inimigos eram chamados filisteus, e havia muitos deles. Mas nenhum deles podia derrotar Sansão. Sempre que os filisteus ameaçavam os israelitas, Sansão dava um jeito neles. Os filisteus odiavam Sansão.

    Bem, a arrogância e a valentia acabaram pondo Sansão em dificuldade.

    Ele gabou-se de sua força e deixou o orgulho subir-lhe à cabeça. Então, acabou contando aos inimigos o segredo da tal força. Finalmente... bem, você pode ler o que aconteceu em Juízes 16. 4-31. Portanto, não sejam arrogantes nem exiba valentia, mesmo que você seja grande e valente.

    Deus é o único que pode nos fazer fortes, e Ele não gosta quando nos envaidecemos. A Bíblia afirma “As pessoas revoltadas gostam de brigas, e quem vive se gabando está correndo para a desgraça” (Pv 17.19).

    (Extraído da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD.).


    III. Conversando com a professora
    Lembramos, mais uma vez, que a criança do jardim de infância acha-se numa fase em que come muito, e cresce ininterrupta e rapidamente.

    Resultado: é uma criança cheia de energia.

    E toda energia sem controle é desastrosa, como bem explica o Pr. Antônio Gilberto, ao falar dos dons espirituais. Explica ele que, “a eletricidade, quando domada nas subestações, torna-se apropriada ao consumo doméstico, mas nas linhas de alta tensão é letal e destruidora”. O mesmo princípio aplica-se à energia física acumulada nas crianças. Se ela for bem canalizada e distribuída em atividades diversas, ao longo da aula, resultará em melhor aproveitamento do ensino por parte do aluno, e satisfação sem estresse para o professor.

    Frisamos que o aprendizado dessa “turma enérgica” dá-se principalmente por meio do olhar as coisas, do gesticular, repetir falas, pular, correr, atirar coisas, etc. Tenha isto sempre em mente, e não caia no erro de esperar, muito menos de exigir, que os seus alunos fiquem sentados passivamente, ouvindo-o contar uma história ou explicar um conceito.

    Permita-lhes participar ativamente da aula, repetindo as falas dos personagens, imitando-lhes os movimentos, e “conversando” com eles, ao dirigir-lhes cumprimentos, elogios, palavras de consolação, repreensão, etc.
    (Marta Doreto)


    IV. Sugestão
    Cole os visuais da lição em pedaços de papelão. Corte o mesmo em quatro partes, montado um quebra-cabeça. Sente-se com as crianças no chão da classe. Peça que os alunos formem dois grupos. Dê para cada grupo um quebra-cabeça para que montem em conjunto. Enquanto montam as peças, relembre as partes principais da história bíblica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário