terça-feira, 5 de março de 2013

Lição 10 - 1º Trim. 2013 - Maternal 3 e 4 anos.

Conteúdo adicional para as aulas de Lições Bíblicas

Subsídios para as lições do 1º Trimestre de 2013
A criação de Deus - A proteção e o cuidado de Deus
  • Lição 10- Deus criou os animais

    I. Leitura Bíblica Gênesis 1.24,25

    II. De professor para professor

  •  Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é fazer com que a criança compreenda que Deus criou as diferentes espécies de animais.

    • Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

    • A palavra-chave é “ANIMAIS”. Durante o decorrer da aula diga às crianças que o Papai do céu criou todos os animais. Pergunte se elas poderiam dizer o nome de um animal. Cite alguns exemplos e mostre algumas figuras de animais selvagens e domésticos.

    III. Para refletir
    Educadores nunca cessam de aprender
    Um autêntico educador, ao contrário de certos professores que sentem “donos do saber”, é humilde e está sempre com disposição para aprender. Ele não se esquece que o homem é um ser educável e nunca se cansa de adquirir novos conhecimentos. Aprendemos com os livros, com nossos alunos, com as crianças, com os idosos, com os iletrados, enfim, aprendemos enquanto ensinamos.

    Não há melhor maneira aprender do que tentar ensinar outra pessoa. O professor-educador deve estar atento a qualquer oportunidade de aprender.
    Quando não souber uma resposta, é melhor ser honesto e dizer que não sabe. A ausência do orgulho diante da realidade de “não saber”, facilita e promove a aprendizagem.

    TULER. Marcos. Muito mais que um professor. Revista Ensinador Cristão, ano 4, nº 13 - 2003. Janeiro: CPAD.

    IV. Conversando com o professor
    Continuação...
    Observe, nos tópicos abaixo, algumas das necessidades da criança do maternal. Procure trabalhar de modo que essas necessidades sejam atendidas.

    A criança do maternal tem necessidade de:
    1. Programa variado de atividades.
    2. Repetição e rotina. Repita o essencial muitas vezes, declarações simples e orientações.
    3. Materiais que despertem a criatividade.
    4. Respostas que sejam simples.
    5. Vigilância constante. Elas não são responsáveis.
    6. Cuidado individual.

    IV. Sugestões de atividades manuais
    Leve para a sala revistas velhas que as crianças possam recortar. Peça que elas recortem figuras de animais. Enquanto procuram e recortam as figuras, diga que precisamos cuidar bem dos animais. Depois elas deverão colar as figuras em uma folha de papel pardo. Escreva, na parte de cima da folha: “Deus criou os animais.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário