terça-feira, 5 de março de 2013

Lição 10 - 1º Trim. 2013 - Juvenis - 15 - 17 anos.

Conteúdo adicional para as aulas de Lições Bíblicas

Subsídios para as lições do 1º Trimestre de 2013
A atualidade da mensagem da Bíblia
  • Lição 10 - Moralidade, o que é isso?

    Texto Bíblico: Mateus 5. 13-16

    A REALIZAÇÃO E A FINALIDADE DAS BOAS OBRAS
    Prezado professor, procure enfatizar duas questões nesta lição: a realização de boas obras entre os que não as têm e a finalidade da Luz (obra), que deve resplandecer, visando o estabelecimento de uma prática verdadeiramente cristã.

    A realização das boas obras
    Cristo designou que seus discípulos fossem Luz e Sal no mundo. E a implicação deste desígnio é a realização de boas obras. Em Efésios 2. 10, o apóstolo afirma “...criados, em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.”. As boas obras entre os que não as praticam levarão tais pessoas a compreenderem o significado do cristianismo. Essas boas obras não devem ser realizadas para nossa ostentação, mas para a edificação dos outros.

    Os que estão à nossa volta não precisam apenas ouvir falar das nossas obras, mas vê-las, para se convencerem de que a nossa fé é mais do que simples palavras e que estamos debaixo do poder do seu autor e consumador (Hb 12.2).

    A finalidade da obra

    O texto bíblico em estudo diz no v.16: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.”, a finalidade da obra é que a luz resplandeça, a fim de que vejam as boas obras e sejam levados a glorificar, não a nós, mas a Deus.

    A glória de Deus é o bem supremo que devemos procurar em tudo que fazemos em nossa vida cristã (1Pe 4.11). A nossa glória é nos empenharmos em glorificar a Deus e motivar os outros a glorificá-lo. Tais atitudes refletem uma vida cristã autêntica e levam as pessoas, de fato, reconhecer que essa vida só é possível por meio da ação divina no homem.

    Bibliografia

    Extraído do Comentário Bíblico do Novo Testamento, Mateus a João de Mattew Henry. Ed completa. Rio de Janeiro, CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário